A FIFA reuniu-se para discutir algumas alterações no sistema do videoárbitro, nomeadamente no que diz respeito à tecnologia do fora de jogo.
um grupo de elementos da FIFA reuniu-se no passado dia 27 de outubro para coordenar as etapas a serem seguidas no desenvolvimento do VAR.
Um dos conceitos-chave foi o desenvolvimento de um VAR ‘light’, que visa criar um sistema confiável e que pode ser usado em todas as fases do jogo.
O organismo que rege o futebol à escala mundial identificou os fatores de custo variável, discutiu o potencial de qualidade do serviço e os requisitos tecnológicos mínimos.
Além disso, a Federação Francesa de Futebol e as Confederações Asiática e Europeia forneceram os resultados de alguns testes offline com tecnologia VAR mais vantajosa. Com base nesse progresso, uma recomendação será apresentada pela FIFA e a IFAB para continuar o desenvolvimento de um VAR light.
Outro tópico abordado prendeu-se com o desenvolvimento de uma tecnologia dos casos de fora de jogo para tornar o processo de revisão destes casos o mais eficiente possível. Após as primeiras demonstrações da capacidade desta nova tecnologia, três fornecedores do setor manifestaram interesse no desenvolvimento da mesma, que foi adiado devido à pandemia mas que poderá ser concretizado no próximo ano.