Iris FM: Início / Desporto / A final do CNMX aconteceu em Tarouca, Viseu, com o piloto da IRIS FM, RICARDO AYRES a sagrar-se CN VET
Atualidade Desporto Eventos Notícias País

A final do CNMX aconteceu em Tarouca, Viseu, com o piloto da IRIS FM, RICARDO AYRES a sagrar-se CN VET

Foram seis…
Seis provas; Seis pistas; Seis fins-de-semana; Seis zonas diferentes, num país que encanta!
Começámos no Granho (Salvaterra de Magos; subimos até Lustosa (Lousada) e Vieira do Minho (Braga); descemos até Casais de Santo Quintino (Sobral de Monte Agraço), depois rumámos a Fernão Joanes (Guarda) e terminámos em Tarouca (Viseu).

O Complexo Motorizado Agostinho Cardoso “Makito”, lá no alto da Serra de Santa Helena, foi o palco escolhido para a final do Campeonato Nacional de Motocross. Foi no passado fim de semana que se sagraram os primeiros Campeões de 2025

Os pilotos Luís Outeiro (MX1), Sandro Lobo (MX2), Gonçalo Cardoso (MX125 Júnior) e Duarte Pinto (MX85) são os, já apurados, Campeões Nacionais de Motocross 2025, sendo que tanto Luís Outeiro como Sando Lobo e Duarte Pinto revalidam os títulos conquistados em 2024.

Entre os veteranos, RICARDO AYRES, com o nr 971 conquistou a 1.ª posição, e deu um importante triunfo à marca, com a nova Triumph TF450

Por definir ficam ainda os títulos de MX50, MX65 e MX Feminino, categorias cuja época ainda não terminou.

A prova foi organizada pelo Clube Motorizado de Tarouca, em colaboração com a Comissão de Motocross inserida na Federação de Motociclismo de Portugal 

Imagem: Pista de Tarouca

RICARDO AYRES, o piloto da IRIS FM, viajou até Tarouca para se sagrar Campeão Nacional, na classe de MX Veteranos. De referir que o MX Veteranos foi criado inicialmente para pilotos com mais de 35 anos e, neste ano de 2025, para pilotos com mais de 40.

 

Ao fim de seis provas é tempo de balanço global. 2025 mostrou-se um ano atípico em matéria de condições atmosféricas, mas muito positivo em termos de pilotos e corridas.

Hugo Santos, presidente da Comissão de Motocross da FM Portugal, no balanço final, mostrou-se satisfeito com esta temporada, e o trabalho feito pelas associações mereceu, por parte do responsável do Campeonato, um agradecimento a todos os que realizaram as mais diversas tarefas, bem assim como aos pilotos participantes:

RICARDO AYRES, conseguiu, depois de alguns contratempos no decorrer do campeonato, ser o primeiro Campeão Nacional desde que o limite de idade mínima passou para os 40 anos e também faz história a dar o primeiro triunfo à TRIUMPH RACING, marca que esteve até então mais vocacionada para motas de estrada.

Em relação à pista, recordamos 2024, quando o MX Ribatejo se sagrou vencedor no Motocross das regiões com Ayres aos comandos da equipa:

O piloto da Iris Fm refere que a corrida de fecho de campeonato foi bastante positiva:

Apesar da confiança na sua condução, o 971 acusou pressão nestas duas últimas corridas devido aos problemas que teve de ultrapassar no decorrer do campeonato:

O que motiva um piloto com o palmarés do Ricardo a competir num nacional:

Carlos Ayres é um nome obrigatório nesta conversa acerca da trajectória do piloto… Pai, Mecânico e o grande responsável pelo motocross ter entrado na sua vida:

A marca Triumph, mais vocacionada para motas de estrada estreou-se este ano no motocross e alcançando logo um título nacional. O piloto fala da sua ligação à marca:

Foto: Triumph Motorcycles

Agora é tempo de digerir a vitória, sem esquecer o agradecimento a todos os que trabalharam em prol do campeonato:

Ricardo Ayres mostra a sua alegria pelo título de Campeão Nacional, numa altura em que se prepara mais uma prova do regional e lembra que a equipa e patrocinadores são fundamentais:

 


CLASSIFICAÇÃO DA QUINTA PROVA CNMX 2025

MX125 Júnior

78 Gonçalo Cardoso Husqvarna 125 | 50 pontos
158 Vasco Salgado Yamaha 125 | 42 pontos
139 Bernardo Pinto Yamaha 125 | 42 pontos

 

MX2

11 Gilen Albisua Gas Gas 250 F | 47 pontos
32 Martim Espinho KTM 250 F | 47 pontos
25 Alexandre Marques Husqvarna 250 F | 38 pontos

 

MX1

1 Luís Outeiro Yamaha 450 | 50 pontos
101 Xurxu Prol Husqvarna 450 | 44 pontos
11 Lucas Bodega KTM 450 | 40 pontos

 

MX Veteranos

971 RICARDO AYRES TRIUMPH 450 | 50 pontos
530 Victor Hernández Kawasaki 450 | 40 pontos
471 Gonçalo Carvalho Yamaha 250 F | 40 pontos

 


CLASSIFICAÇÃO GERAL CNMX 2025

 

MX 85

1 Duarte Pinto KTM 85 | 292 pontos
314 Guilherme Gomes KTM 85 |242 pontos
44 Leonardo Gaio Yamaha 85 |208 pontos

 

MX125 Júnior

78 Gonçalo Cardoso Husqvarna 125 | 351 pontos
158 Vasco Salgado Yamaha 125 | 312 pontos
139 Bernardo Pinto Yamaha 125 | 289 pontos

 

MX2

1 Sandro Lobo Yamaha 250 F | 334 pontos
32 Martim Espinho KTM 250 F | 287 pontos (piloto de Samora Correia)
247 Tomás Santos Triumph 250 X | 228 pontos

 

MX1

1 Luís Outeiro Yamaha 450 | 362 pontos
101 Xurxo Prol Husqvarna 450 | 301 pontos
141 Afonso Gomes Yamaha 450 | 262 pontos

 

MX Veteranos

971 RICARDO AYRES TRIUMPH 450 | 309 pontos
530 Victor Hernández Kawasaki 450 | 265 pontos
471 Gonçalo Carvalho Yamanha 250F | 260 pontos

 

 


 

Ainda por terminar este campeonato, estão as classes MX Feminino; MX50 e MX65

Ainda a celebrar a vitória, afinal o AYRES sagrou-se Campeão Nacional em MX Veteranos, mas já preparamos o resumo dos acontecimentos.

É tempo de limpar o material técnico, primeiro da muita chuva que nos acompanhou até mais de meio campeonato e no restante, do pó… numa primavera incerta, instável, com o verão a espreitar lá ao longe, mas tão próximo.
Vamos, depois, eleger o melhor e o pior do campeonato, nunca menosprezando quem trabalha em prol deste desporto motorizado.
Ao percorrer parte do país encontrámos realidades bem diferentes… As gentes, as culturas, tradições e até alguns obstáculos que contornámos serenamente, tal qual a água faz… por onde corre!
Fique connosco e saiba tudo o que a repórter viu, ouviu, soube e não esconde.

IRIS FM volta ao motocross, acompanhando mais uma ronda do Campeonato Regional Centro Sul MX Ribatejo, este domingo, em Pedrogão Grande:

https://irisfm.pt/desporto/proxima-prova-do-campeonato-nacional-de-motocross-vai-ter-lugar-no-dia-8-de-junho-em-pedrogao-grande-e-a-sessao-de-autografos-no-sabado/

Pode conferir todas as notícias de motocross, sempre à hora certa, ou no site da sua rádio e ainda no alargado de informação “Aromas”, às sextas-feiras (18H).

Ligue-se a nós!

 Rádio: 91.4 FM

 Online: www.irisfm.pt/ouvir

 Redes sociais: irisfmoficial

 

Calendários

 

Campeonato Nacional                                         
Localidade Data
Granho 22/23 Fevereiro
Vieira do Minho 8/9 Março
Lustosa 22/23 Março
S. Quintino 19/20 Abril
Fernão Joanes 24/25 Maio
Tarouca 31 Maio/1 Junho
Campeonato Regional MX Ribatejo
Localidade Data
Marinhais 02 Fevereiro
Carvoeira 16 Março
Aveiras de Baixo (Adiada) 06 Abril
Cortelha 27 Abril
Pedrogão Grande 08 Junho
Alqueidão 28 Setembro