Iris FM: Início / Sociedade / Centro de Recolha Oficial de Animais com capacidade reforçada em Alenquer
Destaques Regional Sociedade

Centro de Recolha Oficial de Animais com capacidade reforçada em Alenquer

O Centro de Recolha Oficial de Animais de Alenquer passou a ter a possibilidade de albergar 80 canídeos a tempo inteiro, quase que duplicando a capacidade do espaço nesta valência.

O alargamento das instalações que continuam a situar-se na Estrada da Várzea acontece com a intervenção do Município de Alenquer e com a ajuda da Águas do Tejo Atlântico, que cedeu o terreno para o efeito ao abrigo do protocolo celebrado em 2021.

Além do canil, a infraestrutura conta ainda com um gatil (idealizado para 25 gatos), uma sala de tratamento, uma sala de cirurgia, uma zona de recobro, uma zona de sequestro e ainda uma zona de quarentena, sendo todas elas geridas em permanência por seis profissionais dedicados.

A inauguração do alargamento do espaço que vai beneficiar toda a comunidade contou com o Presidente do Município, Pedro Folgado, que agradeceu o apoio de todas as entidades envolvidas. 

Susana Guedes Pombo, responsável máxima da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, agradeceu o convite para estar presente na inauguração e deu relevo ao trabalho feito no concelho de Alenquer em vários aspetos. 

Já Hugo Pereira assumiu que a cedência do terreno por parte da Águas do Tejo Atlântico faz parte do “espírito de partilha e trabalho em rede” que deve ser comum a toda a sociedade. 

O vereador Paulo Franco abordou ainda a mais-valia e mostrou-se contente por passar a poder contar com mais animais, proporcionando-lhes uma vida melhor. O responsável pela saúde e bem-estar animal no executivo municipal, deu conta ainda do investimento contínuo no espaço desde 2018 e na possibilidade futura da criação de uma sala de triagem e de uma sala de vacinação.

Em Alenquer, o CROA está situado da Estrada da Várzea, junto à ETAR, aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17 horas.