Iris FM: Início / Cultura / Balanço do Colete Encarnado: milhares de pessoas nas ruas de Vila Franca de Xira
Cultura Destaques Música Regional Sociedade

Balanço do Colete Encarnado: milhares de pessoas nas ruas de Vila Franca de Xira

A cidade de Vila Franca de Xira recebeu, nos dias 5, 6 e 7 de Julho, a 92ª Festa do Colete Encarnado!

O serviço gratuito de autocarros “shuttle Colete Encarnado 2024” realizou 200 circulações, transportando mais de 10.000 pessoas, o que representa um crescimento de 30% em relação ao ano passado.

Nesta edição, há destaque ainda para o Espaço Família, instalado junto ao Tribunal, que acolheu, no total, cerca de 150 famílias.

Nas tertúlias e na distribuição à população no Posto Público da Sardinha Assada, foram entregues 1.800 kgs de sardinhas, 1.100 pães, 1.000 litros de vinho Encostas de Xira e 500 litros de caldo verde.

No Parque do Cevadeiro, o palco maior recebeu Mickael Carreira (que substituiu o irmão David Carreira, impossibilitado de estar presente por motivos de saúde), os Anjos, entre outros artistas, em concertos que tiveram interpretação de Língua Gestual Portuguesa.

Este ano, o campino Joaquim Júlio Ruivo Correia (conhecido como “Matateu”), de 77 anos, foi o homenageado, recebendo o Pampilho de Honra com o tributo a título póstumo a Manuel Rodrigues Borda D’Água, no momento mais solene da Festa, numa cerimónia que encheu a Praça Afonso de Albuquerque (Largo da Câmara).

No mesmo local, aconteceu outro momento simbólico com a escolha do campino Henrique Pinheiro, da Casa Agrícola Veiga Teixeira, para integrar a organização das esperas e largadas de toiros de Vila Franca de Xira.

A tradicional Corrida de Toiros fez encher a Praça Palha Blanco de aficionados, no dia 7, para aplaudir os cavaleiros João Ribeiro Teles e Francisco Palha, o Grupo de Forcados Amadores de Vila Branca de Xira e o jovem talentoso Tomás Bastos, que atuou pela segunda vez na terra natal.

O balanço em termos do dispositivo de Proteção Civil é o seguinte:

  • Nº de Viaturas (Bombeiros e Proteção Civil): 70 Viaturas
  • Nº de Meios Humanos (Bombeiros, Proteção Civil e Equipa Médica): 176 Operacionais
  • Totais de Vítimas: 42
  • Vítimas Graves: 1
  • Vítimas Leves: 41
  • Evacuações Hospital: 8
  • Assistidas PMA/ABSC (Posto Médico Avançado/Ambulância de Socorro): 42

Em comparação com o ano passado, verificou-se um reforço de meios – viaturas e operacionais – e uma redução do número de vítimas.

As ocorrências registadas dizem respeito a colhidas de toiro, trauma/quedas, doença súbita, intoxicações e outras.

A Festa do Colete Encarnada é reconhecida, desde 2020, como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular Portuguesa, e recebeu, em 2024, o Prémio 5 Estrelas Regiões na categoria de Festas, Feiras e Romarias.