Iris FM: Início / Sociedade / Alma do Vinho conquista prémio de 'Evento do Ano' no Concurso de Vinhos de Lisboa
Cultura Destaques País Regional Sociedade

Alma do Vinho conquista prémio de ‘Evento do Ano’ no Concurso de Vinhos de Lisboa

O maior festival de vinhos da região de Lisboa regressa entre os dias 12 e 15 de Setembro a Alenquer com as melhores perspetivas para mais quatro dias de provas, concertos, encontros, exposições e muito mais.

A edição de 2023 da Alma do Vinho teve tudo isso, com mais de 30.000 visitantes, e mereceu a aprovação no Concurso de Vinhos de Lisboa 2024, organizado pela Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, onde foi considerada o ‘Evento do Ano’.

O vereador do Município, Tiago Pedro, marcou presença na cerimónia na Quinta da Pimenteira, em Lisboa, e revelou o terroir único capitalizado por um evento ímpar a nível nacional.

A Alma do Vinho teve a edição inaugural em 2017 e conta apenas cinco edições, mas todas com progressão plena, de ano para ano, com cada vez mais motivos de interesse e onde o visitante é sempre a figura central.

Tal como no Concurso de Vinhos de Lisboa de 2023, os vinhos produzidos no concelho de Alenquer voltaram a sobressair com vários galardões assinaláveis. Quinta de Chocapalha (Melhor Arinto e Prémio Ouro), Casa Santos Lima (Prémio Excelência e Grande Ouro), Quinta do Lagar (Vinho Revelação), Adega Cooperativa da Labrugeira (Prémio Ouro), Cunha & Folque (Prémio Ouro duas vezes), Quinta Vale Benfeito (Prémio Ouro duas vezes), Cas’Amaro (Prémio Ouro) e Quinta do Vale Mourisco (Prémio Prata) viram ser distinguidas as melhores produções e firmaram, uma vez mais, o território como destino vínico apetecível.

A Região Demarcada dos Vinhos de Lisboa abrange os Vinhos IGP Lisboa e nove Denominações de Origem Protegida, onde se inclui a DOP de Alenquer. Conta um total de 10 mil hectares de vinha certificada, duas mil famílias de viticultores e vendas anuais a totalizar cerca de 66 milhões de garrafas. As exportações rondam 80% da produção, para um total de 100 países.