O romance “Os Transparentes“, de Ondjaki, chega ao palco numa criação da companhia Cegada, com encenação de Manuela Paulo e dramaturgia de Marta Dias. O espetáculo estreia a 31 de outubro e estará em cena até 16 de novembro, de quinta a sábado às 21:00 e domingos às 16:00, no Teatro Estúdio Ildefonso Valério, em Alverca do Ribatejo.
Distinguido com o Prémio José Saramago e reconhecido internacionalmente como uma das vozes mais originais da literatura de língua portuguesa, Ondjaki construiu em “Os Transparentes“ um retrato poético e político de Luanda – uma cidade onde o quotidiano e o fantástico se entrelaçam, revelando as pequenas resistências e afetos de quem nela vive.
Entre o humor, a crítica e a ternura, “Os Transparentes” é um encontro entre literatura e teatro, entre Angola e Portugal, entre o visível e o invisível.
Da encenação aos intérpretes, o elenco é inteiramente composto por criadores luandenses: Anílson Eugénio, Eduarda Oliveira, Kássia Laureano e Kévin Cassule que, dirigidos por Manuela Paulo, contam esta história com a autenticidade de quem reconhece, por dentro, a pulsação de Luanda e da sua diáspora.
Após a temporada no Teatro Estúdio Ildefonso Valério, “Os Transparentes” seguirá em digressão por várias cidades de Portugal e Espanha, com apresentações em Zaragoza, Lagos, Badajoz, Covilhã, entre outras.


