Iris FM: Início / Sociedade / 25 novos radares entraram em funcionamento no dia 6 de Julho
Destaques País Regional Sociedade

25 novos radares entraram em funcionamento no dia 6 de Julho

Entraram em funcionamento no dia 6 de Julho e por ocasião do 8º aniversário do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, gerido pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, 25 novos radares (LCV).

Com a entrada em funcionamento destes 25 Locais de Controlo de Velocidade fica concluída a duplicação do sistema nacional de controlo de velocidade, que se iniciou no dia 1 de Setembro de 2023, com 37 LCV, e que passa a contar com 123 LCV, dos quais 23 de Velocidade Média e 100 de Velocidade Instantânea.

A data da entrada em funcionamento destes 25 LCV foi divulgada no passado dia 25 de Junho, tendo sido igualmente disponibilizada no site www.radaresavista.pt toda a informação com eles relacionada, a sinalização nas estradas, através dos sinais de trânsito velocidade instantânea ou velocidade média nos respetivos locais, bem como através da parceria com o Waze, dando assim cumprimento à política de total transparência na localização dos radares.

O Sistema Nacional de Controlo de Velocidade é uma das várias medidas de combate à sinistralidade rodoviária. Prova disso são os resultados obtidos com os 61 radares que começaram a ser instalados há precisamente 8 anos, em que todos os indicadores baixaram. Quando comparado com igual período anterior à data de funcionamento deste sistema, registaram-se menos 36% de acidentes com vítimas, menos 74% de vítimas mortais, menos 44% de feridos graves e menos 36% de feridos leves.

Com a duplicação do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade que ficou concluída, a ANSR reforça o combate à sinistralidade. Nos locais destes 62 LCV já perderam a vida 115 pessoas, uma média de 23 vítimas mortais por ano. Com a instalação dos 62 novos radares, a ANSR quer salvar vidas e que todos cheguem o seu destino em segurança.