A Herdade dos Apupos localiza-se em Pancas, na freguesia de Samora Correia, onde o cavalo é a estrela.
Os investidores da aquisição deste espaço têm sede em Cascais e já haviam anteriormente sido donos da herdade, no após 25 de abril, e agora é readquirida. Os promotores pretendem criar um espaço de excelência para atividades hípicas, turismo equestre como também a construção de cinco alojamentos de tipologia t0 e t1. O mestre picador da Escola Portuguesa de Arte Equestre, João Pedro Rodrigues, está associado ao projeto.
Numa reunião do executivo da Câmara de Benavente, em julho deste presente ano, este projeto foi votado favoravelmente pela CDU e PS, com abstenções do CHEGA e PSD para se denominar como interesse público. Este projeto privado foi apresentado na Assembleia Municipal, realizada ontem na Barrosa, que reuniu os seguintes votos: abstenção do PSD e os restantes partidos – CDU, PS, CHEGA, Candidatura Independente -, a votar favoravelmente.
Este tema levantou várias questões aos partidos de oposição, tendo a CDU acusado o PS e o PSD de não lerem a documentação em que está explicito que o projeto é privado, mas o local faz parte de uma Reserva Agrícola e Ecológica pertencente à Câmara de Benavente. A CDU também refere que no documento está referido que o público em geral é aceite naquele espaço, tanto para assistir às atividades equestres como para usufruir dos alojamentos, como também a membros do mundo equestre.
O presidente da Câmara, Carlos Coutinho, espera que mais projetos deste tipo sejam apresentados no concelho de Benavente, que enaltecem os produtos do município, como o Cavalo Lusitano.
ADICIONE UM COMENTÁRIO