Mundo Sociedade

Três anos após a Pandemia, a Praça Martim Moniz recebeu o primeiro evento de grande escala

No dia 20 de maio, realizou-se na Praça Martim Moniz em Lisboa, Portugal, um grande evento de grande escala. Os chineses e locais de todo o Portugal vieram assistir a espetáculos culturais, ver um parque de comida vegetariana, saborear a cultura gastronómica e sentir a caligrafia, o chá e a meditação.

O evento foi organizado conjuntamente pelo Templo Fo Guang Shan Portugal e pela Associação International Budha’s Light – a BLIA Lisboa, com grande apoio da Câmara Municipal de Lisboa, de várias associações em Lisboa e dos membros e amigos da BLIA Portugal.

As celebrações do aniversário do Buda começaram oficialmente às 13h30. No início do evento, o grupo dos homens, senhoras, jovens e crianças, todos vestidos com diferentes trajes, caminharam do centro da Praça até à mesa de oferendas, trazendo os dez tipos de oferendas: Incenso, Flor, Luz, Fragrância, Fruta, Chá, Alimento, Jóia, Sutra e Vestimenta.

Houve apresentações maravilhosas, trazidas por organizações como a Pensamento Oriental e o Grupo de Jovens Budistas Portugueses (BLIA). O concerto de instrumentos tradicionais “Prefácio da Pérgula Orquídea” fez as pessoas sentirem a conotação cultural e o espírito humanístico contido na música. A linguagem gestual “Connecting Hearts” mostrou o poder do amor e do calor entre os seres humanos. A dança de “Dunhuang com Flauta” levou o público a apreciar o encanto da cultura de Dunhuang. O coro em português da “Ode a Jóia Típlice” expressou a sua gratidão a Buda através de uma canção. A dança “Dança ao Luar” mostrou os belos movimentos das dançarinas. A atuação com sopro digital “Ode ao Mestre” expressou o respeito, amor e gratidão pelo Mestre Hsing Yun. A dança infantil “Pequeno Lótus” mostrou a imagem inocente, adorável, animada e alegre das crianças. A dança de Dunhuang com Pipa “Ressalto de som maravilhoso” mostrou a dança livre entre o céu e o homem. O refrão “Luz de Esperança” expressou as expectativas para o futuro. O coro da música “Luz da Esperança” expressou a esperança para o futuro. O coro “Vida com Gratidão” expressou a gratidão à vida.

Durante o evento, foram também montadas 16 bancas na Praça do Martim Moniz com caligrafia, cerimónia do chá, jogos de tabuleiro, livros e outras categorias culturais, bem como muitas categorias gastronómicas como espetos assados, bubble tea, arroz em Folha de Bambu e baozi. Todos vieram às bancas para interagir, vivenciar e tirar fotos com os seus telemóveis.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM