País Regional Sociedade

𝟭𝟭𝟰 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗧𝗲𝗿𝗿𝗮𝗺𝗼𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗕𝗲𝗻𝗮𝘃𝗲𝗻𝘁𝗲

Aquele que é considerado o Terramoto mais devastador de Portugal Continental do Século XX aconteceu no Município de Benavente em 23 de abril de 1909, há precisamente, 114 anos.
 
O Terramoto aconteceu às 17h05, com uma magnitude estimada de 6,7 graus na escala de Richter, que se fez sentir em Benavente, Samora Correia e Santo Estêvão, durante 22 segundos com ruídos subterrâneos já ouvidos desde a manhã de 23 de abril. Registou-se cerca de 270 réplicas durante os primeiros 12 meses após o sismo.
 
Esta tragédia causou cerca de 42 mortos e 75 feridos, sendo que, não foi mais trágico devido à maioria da população encontrar-se ainda a trabalhar nos campos. 30 das vítimas mortais eram de Benavente, 7 de Samora Correia, 3 de Santo Estêvão e 2 de Salvaterra de Magos que também sentiu efeitos do Terramoto dado a proximidade.
 
A nível do Património, a Vila de Benavente foi a mais castigada com quarenta por cento das suas habitações ficado totalmente destruídas, outras tantas sem condições para voltarem a ser habitadas e apenas vinte por cento recuperáveis, após obras de reparação.
 
A Igreja Matriz, a Igreja de Santiago, e a Capela de Nª. Sra. da Paz (Benavente) ficaram totalmente destruídas, e a Igreja Matriz de Samora Correia bastante danificada.
 
Dos edifícios públicos, apenas os edifícios da Câmara Municipal e do atual Museu Municipal (em Benavente) e o Palácio da Companhia das Lezírias (em Samora Correia) resistiram, mesmo assim com danos relevantes.
Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: