País Regional

Quinta da Lapa e Vinhos Pingalim vencem 40º Concurso de Vinhos do Concelho de Azambuja

Quinta da Lapa, de Manique do Intendente, com o melhor tinto e o melhor branco; e a casa Vinhos Pingalim, de Alcoentre, com o melhor rosé, foram os grandes vencedores da 40ª edição do Concurso de Vinhos do Concelho de Azambuja. Estas 4 décadas de história fazem do certame azambujense um dos mais antigos concursos de vinhos da produção em toda a região.

Esta edição, celebrou a colheita de 2022 nas habituais categorias de vinhos tintos, brancos e rosés. Prosseguindo a aposta na valorização do concurso, a Câmara Municipal de Azambuja atribuiu prémios monetários de 250 euros aos terceiros, 500 euros aos segundos, e 750 euros aos primeiros classificados, em cada uma das três categorias. Além de promover os bons vinhos locais, a economia e o nome do concelho, estes prémios procuram prestigiar o concurso recompensando a qualidade do trabalho e a dedicação dos produtores. Apresentaram-se neste concurso, organizado pelo município com a colaboração das juntas de freguesia, cerca de três dezenas de produtores com predominância de vinhos tintos. Segundo os provadores convidados, a colheita 2022 pode ser considerada de boa qualidade, justificando-se que para além do pódio, tenham sido atribuídas várias menções honrosas.

Na categoria de vinhos rosé, com doze participações, a vitória foi para Vinhos Pingalim, de Alcoentre; o 2º lugar para Quinta da lapa, de Manique do Intendente; e a 3ª posição para a Adega da Horta, de Alcoentre. Nota para 3 menções honrosas aos rosés apresentados a concurso por José Mata, de Aveiras de Cima; pelo Casal da Fonte, de Vale do Paraíso; e pelo Estabelecimento Prisional de Alcoentre.

Nos doze vinhos brancos participantes, a vitória foi para o produtor Quinta da Lapa, de Manique do Intendente; o 2º lugar para Vinhos Pingalim, de Alcoentre; e o 3º para José Mata, de Aveiras de Cima. Destaque, ainda, com menção honrosa para os brancos da Adega da Horta, de Alcoentre; de Rui Franco, de Vale do Paraíso; e Agro-Batoréu, de Aveiras de Cima.

No setor dos tintos, com vinte e oito amostras concorrentes, o 1º lugar foi para Quinta da Lapa, de Manique do Intendente; o 2º lugar para Rui Franco, de Vale do Paraíso; e o 3º para a casa Vicapão, de Aveiras de Cima. Referência, ainda, a uma mão-cheia de menções honrosas para cinco tintos de boa qualidade: de Casal da Fonte e de Luís Narciso, ambos da freguesia de Vale do Paraíso; de António José Vicente, de Vila Nova de S. Pedro; de Adega da Horta, de Alcoentre; e, por fim, de José Mata, de Aveiras de Cima.

O painel de provadores avaliou os vinhos concorrentes no modelo habitual de “prova cega” e foi composto por 8 enólogos com reconhecida experiência nestas iniciativas: Cármen Santos, Rita Conim, Carlos Pereira, Hernâni Magalhães, Jorge Páscoa, Manuel Machado, Cruz Ferreira e Sérgio Oliveira.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: