País Regional

Alunos do 1.º ciclo aprendem a andar de bicicleta em Alcochete

O município de Alcochete implementou neste ano letivo o programa de promoção de mobilidade sustentável “Aprender a andar de bicicleta no 1.º Ciclo”, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Alcochete.

Este programa insere-se no âmbito dos Planos Inovadores de Combate ao Insucesso escolar integrados no Programa Operacional Lisboa 2020, mais especificamente na prioridade de Investimento 10.1 – Redução e prevenção do abandono escolar precoce e estabelecimento de condições de igualdade no acesso à educação infantil primária e secundária, incluindo percursos de aprendizagem formais, não formais e informais, para a reintegração no ensino e formação.

No dia 28 de março, o presidente da câmara municipal, Fernando Pinto, a vereadora com o pelouro da Educação, Fátima Soares, o diretor do Agrupamento de Escolas de Alcochete, Rodolfo Viegas, a adjunta da direção do AEA, Marília Alegria, e o professor coordenador do Desporto Escolar, Agostinho Silva, assistiram a demonstrações do referido programa no Centro Escolar de São Francisco e na Escola Básica do 1.º Ciclo do Samouco.

Este programa foi desenvolvido com o objetivo de fomentar a expressão do ciclismo como uma importante prática de mobilidade ecológica, assim como para a expansão e notoriedade da sua prática no concelho de Alcochete.

Na perspetiva de sensibilizar e capacitar as crianças para a utilização deste meio de mobilidade foi adquirido pelo município de Alcochete bicicletas e capacetes (1 kit de 17 bicicletas + 17 capacetes por escola), de modo a facilitar o acesso à prática de todos os alunos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Alcochete. A aquisição de 98 bicicletas e 98 capacetes e toucas descartáveis representou um investimento de 15 833,53€.

Esta iniciativa tem permitido às crianças das escolas do 1º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho de Alcochete aprender a utilizar a bicicleta como meio de mobilidade, assim como a aprender a circular em segurança, sensibilizando-as e educando-as para uma cidadania mais responsável e proativa na prática de uma atividade sustentável.

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: