Regional

João Rodrigues dos Santos renuncia como Presidente da Junta de VFX e pode haver eleições

João Rodrigues dos Santos, do Partido Socialista (PS), era o atual Presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira tendo renunciado o cargo na passada sexta-feira devido ao Tribunal de Contas (TC) concluir que terá recebido remuneração “indevida” ao acumular o salário de autarca com o de docente universitário.

O autarca do PS era presidente de Junta desde 2017 e segundo as conclusões do TC, durante os últimos cinco anos, João Rodrigues dos Santos recebeu uma remuneração “indevida” por exercício de funções como Presidente mantendo, também, os rendimentos como Professor Universitário.

O parecer do TC ficou conhecido no final de janeiro e refere que João Rodrigues dos Santos deve 16.400 euros, por receber indevidamente, e 3.600 euros por responsabilidade sancionatória.

Segundo o que o Jornal “Público” apurou junto do executivo da Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira, é que Zilda Lourenço (número 2 da lista do PS) deverá também renunciar ao cargo, o que poderá levar à demissão em bloco do executivo da Junta, remetendo a eleições antecipadas na freguesia.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM