Regional Sociedade

Faturas da água em Braille já chegou ao Concelho de Vila Franca de Xira

A medida entrou em vigor em março de 2021 no âmbito de uma parceria com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), mas até agora só uma pessoa aderiu a esta nova forma de fatura.

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) pretendem com este sistema de escrita uma maior inclusão, «em que ninguém fica para trás». Existe também outra ajuda, por uma ferramenta chamada “Readspeaker Webreader” passou a ser disponibilizado um serviço de conversão de texto para voz permitindo uma interação mais personalizada com os conteúdos do site a pessoas cegas ou de baixa visão.

Para aderir à fatura em braille basta ligar para os SMAS através do contacto 263 200 600 e facultar o nome do titular do contrato, número de cliente, morada completa e contacto telefónico.

Para além destas medidas para os cegos, também existe maior inclusão para os surdos,  foi criado um “VirtualSign”, uma representação gráfica de uma pessoa que interpreta para Língua Gestual Portuguesa todo o seu conteúdo para quem sofrer de problemas auditivos.

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: