País Regional

Proposta de criação do metro de superfície para ligar as cidades de Fátima e Leiria aprovada

O município de Ourém aprovou por unanimidade a proposta de criação do metro de superfície para ligar as cidades de Fátima e Leiria no âmbito da consulta pública do Plano Ferroviário Nacional.

Reconhece haver uma lacuna no Plano Ferroviário Nacional por não existir uma ligação a Fátima, devido receber milhares de pessoas principalmente ao Santuário. Existe em Tomar a estação ferroviária, mas fica a 25 quilómetros de Fátima como a estação de Caxarias que fica a 20 km.

A autarquia considera que é necessário um “metropolitano de superfície, elétrico, moderno, confortável e de grande qualidade, que circula nas principais artérias da cidade de Leiria e ruma a Fátima aproveitando o traçado da via rodoviária nalguns locais (coexistência) e faixas alternativas adjacentes noutras partes de traçado até Fátima”.

“A Câmara Municipal de Ourém, atenta à oportunidade de apreciação pública do documento revelado como Plano Ferroviário Nacional, bem como consciente da necessária aplicação de verbas correspondentes ao Plano de Recuperação e Resiliência nos seus eixos e objetivos, apresenta uma proposta de consideração de execução de um metro de superfície entre a projetada estação de Leiria da Alta Velocidade e a cidade de Fátima”, diz a Câmara do município de Ourém.

 

 

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: