Sem categoria

Presidentes da Câmara Municipal e das seis Juntas de Freguesia do Concelho solicitam, através de ofício conjunto, audiências ao Ministro da Saúde e ao Diretor Executivo do SNS

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e todas as seis Juntas de Freguesia do Concelho solicitaram audiências com o Senhor Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e com o Diretor-Executivo do SNS – Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, devido à falta de médicos de família no Concelho de Vila Franca de Xira.

Desde o início do presente ano que o número de utentes sem médico de família no Concelho de Vila Franca de Xira tem vindo a agravar-se significativamente.

Esta situação tem merecido a maior atenção e preocupação por parte do Município e das Juntas de Freguesia do Concelho, que tudo fizeram para facilitar e multiplicar o acesso das pessoas ao SNS (aliviando a pressão de atendimento sobre as unidades de saúde), nomeadamente com a criação – por iniciativa destes – de balcões SNS24 a partir de postos de atendimento que têm abertos ao público.

De referir que, desde o início do ano, a Unidade de Saúde Familiar e o Centro de Saúde de Alhandra, se encontram com a totalidade dos 15.137 inscritos sem médico de família. Em igual situação estão a Unidade de Saúde Familiar e a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Forte da Casa, com 11.361 inscritos sem médico de família.

Outra das preocupações prende-se com a correta divulgação dos serviços prestados pelos ACES por forma a esclarecer convenientemente a população das soluções encontradas, facilitando assim o acesso das pessoas sem médico de família aos cuidados de saúde.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e as seis Juntas de Freguesia pedem audiência urgente com o Ministro da Saúde.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM