Mundo

Cerimónia do chá Jingshan: a cultura do chá de Yuhang espalhando-se pelo mundo

A 17ª sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial foi organizada pelo Reino de Marrocos em Rabat em 29 de novembro de 2022. China, foi oficialmente inscrito na Lista Representativa da UNESCO do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Como parte importante do projeto, a Cerimônia do Chá Jingshan desfrutou conjuntamente da glória.

Tendo o recém-aprovado 43º membro, a China agora ocupa o primeiro lugar no número de projetos de Patrimônio Cultural Imaterial na Lista de Representantes da UNESCO. Representada pela Cerimônia do Chá Jingshan, a Cultura Chinesa do Chá molda a imagem de um país que valoriza muito a etiqueta, refletindo o distinto charme chinês. Originada nos anos intermediários da Dinastia Tang (618-907), a Cerimônia do Chá Jingshan gozou de popularidade na Dinastia Song (920-1279). É uma cerimonial etiqueta do chá para os ilustres convidados oferecidos pelo Templo Budista Wanshou da Montanha Jing, Distrito de Yuhang, Cidade de Hangzhou. Por mais única e tradicional que seja, a Cerimônia do Chá Jingshan herda o antigo costume chinês do chá, bem como um excelente representante da cultura chinesa do chá. A Cerimônia do Chá Jingshan tem mais de uma dúzia de rituais e procedimentos, a saber, afixar o convite para a cerimônia do chá escrito em versos tradicionais chineses, bater o tambor do chá, guiar os convidados para o salão, queimar o incenso e rezar diante do Buda, derramar água quente sobre chá em pó fino e tirando a espuma do pó de chá, distribuindo chá em uma série de xícaras de chá, servindo xícaras de chá aos convidados, saboreando a sopa de chá enquanto ouvia o Gatha do monge eminente, finalmente expressando agradecimento e saindo. A essência da Cerimônia do Chá Jingshan é refletir sobre o pensamento do Zen enquanto bebe chá. Zen é uma importante escola de budismo iniciada por um monge chinês da Dinastia Tang. A Cerimônia do Chá Jingshan é definida com elegância e realizada com uma série de rituais. O anfitrião é modesto e os convidados são humildes e respeitosos. A etiqueta é perfeitamente preservada e a regra da hora do chá é rigorosamente seguida. Cheia de harmonia e implicações em um estilo simples, a Cerimônia do Chá Jingshan integra regras Zen com etiqueta e artes do chá. É unanimemente estabelecido que a Cerimônia do Chá Jingshan é o clássico da Cultura do Chá Zen na China.

A Cerimônia do Chá Jingshan tem uma longa história e abundantes implicações culturais. Ele encarna o caráter espiritual da cultura do chá zen chinês, enriquece e dignifica a cultura do chá chinês e merece pesquisa acadêmica.
Além disso, a Cerimônia do Chá Jingshan, a origem da Cerimônia do Chá Japonesa, facilita o intercâmbio da cultura sino-japonesa. Além disso, tem um valor proeminente no folclore por sua profunda influência nas festas do chá formadas nos primeiros anos de 1900 e pela herança dos costumes populares de beber chá na área de Hangzhou.
Atualmente, ao visitar a Aldeia Jingshan, a mais conhecida Aldeia do Chá Zen, nas férias, as pessoas podem não só provar o chá verde, chá preto e Matcha, mas também aprender e praticar o estilo Song Dian Cha. Segurando a escova de bambu, a especialista em chá continua batendo rapidamente a sopa de chá por vários minutos antes de subir levemente a escova, quando o chá fica mais espesso e a espuma finalmente aparece. Esperando por uma xícara de chá e apreciando a arte do chá, os visitantes temporariamente vestidos com trajes Song ficariam maravilhados com o estilo requintado de beber chá popular entre os intelectuais da Dinastia Song.
Não é apenas uma lembrança da tradição de retrospectivar a tradição do chá com a essência da cultura Song, mas a revitalização da cultura do chá. Nos últimos anos, o distrito de Yuhang explorou efetivamente o tema do chá zen e promoveu vigorosamente o desenvolvimento integrado da cultura e do turismo. Uma série de eventos culturais do chá, como o “Festival do Chá Chinês”, Cerimônia do Memorial dos Ancestrais do Chá, Cerimônia da Sopa do Chá Jingshan, Carnaval de Degustação de Chá da Vila Zen poliram a marca do Chá Jingshan. O Fórum Cultural Local de Nascimento do Zen Jingshan, que tem influência significativa da cultura do chá Zen na China, Japão e Coréia do Sul, tornou-se um importante evento de intercâmbio cultural internacional. A estação de trabalho tradicional de Yuhang chamada “a fonte da Cerimônia do Chá” cria uma identidade cultural distinta e um novo espaço cultural para a exibição, experiência e pesquisa do patrimônio cultural imaterial. No aroma constante do chá, Yuhang está a caminho de exibir a nova vitalidade da revitalização rural e da cultura do chá zen.

Correspondentes: Qi Chen, Beiwen Huang, Zulong Wang, Jie Gao
Traduzido por Yaping Wang, YIyang Huang

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM