Regional

Albergue para os Caminhos de Santiago e nova Creche em Samora Correia

A Reunião da Câmara Municipal de Benavente decorreu esta tarde, dia 19 de dezembro, em Benavente.

Vários pontos foram discutidos pelas bancadas da CDU, PS, PSD e CHEGA.

Um dos temas mencionados pelo Partido Social Democrata foi o ponto de situação relativamente à nova creche no Município de Benavente, nomeadamente nas antigas instalações de Miúdos e Companhia, em Samora Correia.

O Presidente, Carlos Coutinho, esclareceu que existe um protocolo com a Fundação Padre Tobias que envolve, também, a Segurança Social. O antigo projeto estava licenciado e é necessário novas licenças para poder avançar com a nova creche, que conta com salas de berçário e para idades de 1 e 2 anos.

O PSD também fez uma intervenção relativamente à praga de jacintos que contaminam o rio Sorraia, ao que o Presidente da Câmara respondeu ser algo que preocupa o município, mas que não depende só da Câmara de Benavente para responder a este problema, visto que, o rio tem mais de 50 km e passa por vários concelhos.

A Fundação Padre Tobias, a CRIB e a Santa Casa da Misericórdia de Benavente viram as suas propostas reprovadas pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), devido à “imaturidade das candidaturas”. Foi aprovado por unanimidade efetuar um subsídio à Santa Casa da Misericórdia de Benavente pelos «termos do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo do Município de Benavente, para beneficiação de infraestruturas», pode-se ler na ordem de trabalhos da reunião.

Para afirmação turística do Município, em Samora Correia, a Câmara vai adquirir na Rua Cândido dos Reis os edifícios n.ºs 16 e 16A e na Rua 1.º de maio a casa n.º 5, pertencentes à Fundação Padre Tobias, que terá um custo de 96 mil euros para ser construído um Albergue de Apoio aos Caminhos de Santiago.

Entre o ALDI e o Pingo Doce, no Porto Alto, foi aprovada a construção de uma grande superfície comercial, no local onde decorrem as festas do Porto Alto. Relativamente às festas, já houve conversas com a Comissão de Festas do Porto Alto e ficou decidido que as largadas de toiros será noutro lugar e o resto mantêm-se no mesmo local, no estacionamento da futura superfície comercial.

A Câmara Municipal de Benavente também aprovou por unanimidade um “donativo” de dois mil euros para a SFUS adquirir uma Tuba.

Esta foi a última reunião da Câmara no presente ano civil.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: