Regional

Orçamento da Junta de Freguesia de Samora Correia aprovado

No dia 5 de dezembro ocorreu, na Junta de Freguesia de Samora Correia, a votação do Orçamento para 2023.

O Orçamento para 2023, de cerca de 1 milhão e 300 mil euros, foi aprovado com votos a favor da CDU e PS, 2 votos contra por parte do PSD e 2 abstenções do partido CHEGA.

O orçamento teve um acréscimo de quase 500 mil euros. A Junta de Freguesia de Samora Correia passa a tratar da higienização urbana e vai passar a receber 337,921 mil euros e também o valor de 317 mil euros para o tratamento de espaços verdes, que estavam a cargo da Câmara Municipal de Benavente.

A Assembleia de Freguesia de Samora Correia teve vários temas a ser tratados, um deles é a questão do cemitério que se alastra há vários anos. O Presidente da Junta de Freguesia de Samora Correia, Augusto Marques, prevê um alargamento de 4 a 5 metros do atual cemitério para a construção de nichos aeróbios. Numa primeira fase será a construção de 66 nichos e alguns ossários, um investimento a cargo da Câmara Municipal de Benavente que está em concurso e prevê-se iniciado no próximo ano.

Como o alargamento do atual cemitério não chega, um terreno na zona do Porto Alto está em vista de ser adquirido no próximo ano para a construção de um novo cemitério.

O Crematório é uma questão a ser equacionada pelo Presidente da Junta, mas que parece não ser rentável ou sustentável.

Em relação a obras e requalificações, o projeto dos Lavadouros foi “abandonado” passando só haver pequenas reabilitações, como pintura e colocação de mais iluminação pública, que não deve ser mais que 5 mil euros.

A Zona Ribeirinha de Samora Correia está em posse da Junta de Freguesia desde julho de 2022 e está no orçamento obras nesta mesma zona como também refazer o parque infantil.

Em obras desportivas, Augusto Marques, referiu instalação de equipamentos desportivos de multiactividades, no Porto Belo, atrás da Creche, no Porto alto.

Partihar