Regional

Alguns dos pontos discutidos na Reunião da Câmara de Benavente

A reunião pública da Câmara Municipal de Benavente, no dia 28 de novembro, esteve em debate relativamente ao próximo orçamento.

Alguns dos pontos discutidos na reunião recaiu no trânsito de pesados, na taxa do IMI, percentagens do IRS e de Derrama. Escola Secundária em Samora Correia e o Festival do Arroz Carolino na Zona Ribeirinha de Samora Correia, também foram referidos.

A Estrada Nacional 118 (EN118) continua a ser um problema para o município de Benavente, que num futuro a médio prazo será inexequível o uso desta estrada. A Câmara Municipal de Benavente está a trabalhar em soluções para tirar o trânsito de pesados, principalmente de Samora Correia, e uma das soluções é a requalificação da estrada da murteira de forma a reunir condições para ser qualificada como estrada nacional “porque só dessa forma é que nós podemos proibir o trânsito pesado no troço suburbano da EN118, em Samora Correia”, diz o Presidente da Câmara, Carlos Coutinho.

Prevê-se obras para a ligação da Ciclovia entre Samora Correia e Benavente.

Em relação ao novo aeroporto, seja em Samora Correia ou no Montijo, a Câmara de Benavente está a trabalhar num novo possível trajeto que ligue diretamente Benavente ao Porto alto, com ligação à EN118 para que o trânsito não fique sobrecarregado.

O Presidente Carlos Coutinho faz ainda o ponto de situação sobre os problemas das suiniculturas na Coutada Velha e “até fevereiro de 2024 todas as situações que não estiverem deslocalizadas terão de encerrar”. Para já, existem os pareceres favoráveis da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento (CCDR) e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), sendo que já está na fase final do licenciamento que irá avançar em breve o projeto das novas instalações.

No tema sobre o IMI, a taxa em 2013 era de 0,45 e de momento está em 0,32. Uma das medidas aprovadas é a descida para a taxa mínima, 0,3. O Presidente Carlos Coutinho diz que é um “esforço muito significativo” da Câmara de Benavente, deixando de fora do orçamento o IMI Familiar.

A Participação variável do IRS mantém-se nos 5%, e a Derrama mantém-se também em 1,5% para empresas com lucros superiores a 150 mil euros e 0,01% para empresas com lucros inferiores a 150 mil euros.

Carlos Coutinho diz que uma das prioridades da Câmara Municipal de Benavente, embora não esteja neste orçamento, é fazer uma Escola Secundária em Samora Correia, “tem de acontecer, não tem hipótese”.

No próximo ano, o Festival de Arroz Carolino realiza-se em Samora Correia e a Câmara Municipal de Benavente quer que seja na Zona Ribeirinha. Esta área de Samora Correia será requalificada e desenvolvida.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM