Cultura Regional Saúde Sociedade

Colóquio “Tempo é Cérebro”: 4 horas e 30 minutos pode ser esse tempo

A Sociedade Filarmónica União Samorense (SFUS) organizou mais um evento, neste caso, relacionado com a saúde, no dia 19 de novembro, em Samora Correia.

O Colóquio “Tempo é Cérebro” teve como tema o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e as maneiras de precaver e agir em caso de AVC, sendo que continua a ser a primeira causa de morte e incapacidade em Portugal.

A SFUS convidou para este Colóquio o Presidente da Associação Portugal AVC, António Conceição, sendo o próprio um sobrevivente deste mesmo problema; a Presidente da Associação Nacional de Cuidadores Informais, Liliana Gonçalves; duas especialistas da Unidade de AVC do Hospital de Vila Franca de Xira, a Dra. Maria Socorro Piñero (Neurologista) e a Técnica de Cardiopneumologia e Neurofisiológica, Mafalda Moreira; uma Cuidado Informal, Magda Santos e dois sobreviventes de AVC. Nídia Contentes e Ricardo Costa.

As duas especialistas da Unidade de AVC do Hospital de Vila Franca de Xira alertaram para o aparecimento súbito da dificuldade em falar, como também do desvio de da face ou boca de lado e por fim a falta de força num braço ou perna. Pode ocorrer também dor de cabeça e alteração de visão.

O tempo é a chave para o cérebro, portanto é ligar de imediato o 112 e estima-se que as primeiras quatro horas e meia pode ser o tempo imperial de tratamento adequado para o doente.

A Associação Portugal AVC, criada em 2016, pretende melhorar a prevenção, o tratamento, a reabilitação, a integração social e profissional e a vida pós-AVC. Dos testemunhos ouvidos no Colóquio, existe falta de apoio após a alta hospital. A Associação Portugal AVC é um meio que muitas pessoas recorrem para pedir ajuda.

Foi apresentada também a campanha Fast Heroes .

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: