Mundo

Xi Jinping lidera China a embarcar em nova jornada

Dez anos depois de estar ao leme do Partido Comunista da China (PCCh), Xi Jinping, de 69 anos, mais uma vez ficou na frente dos repórteres como o mais alto líder do Partido, prometendo liderar o país a buscar a revitalização nacional através de um caminho chinês para a modernização.

“Vamos ter em mente a natureza e o propósito do Partido e a nossa missão e responsabilidades, e trabalhar diligentemente para cumprir os nossos deveres e provar que somos dignos da grande confiança do Partido e do povo”, disse Xi em 23 de outubro, depois de ter sido eleito secretário-geral do Comitê Central em uma sessão plenária do Partido e levar seus colegas a se reunirem com a mídia.

Em 2012, depois de assumir o mais alto cargo do Partido, Xi disse que ele e seus colegas gostariam de liderar o PCCh para se esforçar pela revitalização nacional, buscar uma vida melhor para o povo e lidar com problemas dentro do Partido.

Na última década, a China, sob sua liderança, presenciou mudanças históricas, com duplicação da sua economia para 114 trilhões de yuans (US$ 16 trilhões), erradicação da pobreza absoluta e realização da prosperidade moderada para as 1,4 bilhão de pessoas do país.

Foi também uma década de desafios severos. A pandemia de COVID-19, uma guerra comercial com os Estados Unidos e a pressão descendente sobre a economia, todos, têm representado ameaças ao desenvolvimento da China e testado as capacidades de Xi e do PCCh sob sua liderança.

Promovendo enormes transformações e inaugurando uma “nova era” para o socialismo com características chinesas, Xi é considerado o timoneiro capaz de liderar o país a superar as dificuldades e buscar a plena modernização.

FILHO DO PLANALTO DE LOESS

Xi Jinping nasceu em uma família revolucionária em junho de 1953. Seu pai, Xi Zhongxun, era um respeitado líder do PCCh. Descrevendo seu pai como “uma pessoa dedicada ao povo chinês de todo o coração”, Xi Jinping disse que ele foi inspirado muito pelo pai e prometeu seguir seus passos.
Aos 15 anos de idade, como um “jovem educado”, Xi deixou Beijing para uma aldeia chamada Liangjiahe na parte árida da Província de Shaanxi, no noroeste da China. Mais tarde ele passaria sete anos no campo, trabalhando e vivendo ao lado de agricultores.

Ele filiou-se ao PCCh lá e mais tarde tornou-se o chefe do Partido da aldeia – o início de sua carreira política. Xi lembrou que seu desejo sério naquela época era “tornar possível para os aldeões ter carne e tê-la com frequência”. Ele os liderou a cavar poços, construir barragens, tornar colinas em campos em terraços e montar o primeiro poço gerador de metano da província.

Xi disse que teve a compreensão do que significava a palavra “povo” através de sua experiência em Liangjiahe e fortaleceu sua determinação em “servir o povo” – um princípio ao qual ele adere ao longo das décadas.

No final da década de 1970, depois que Xi se formou na Universidade Tsinghua, ele serviu como um secretário do ministro da Defesa Nacional. Em 1982, ele se ofereceu para trabalho de nível básico e mudou-se para Zhengding, um distrito carente na Província de Hebei, norte do país. Peng Liyuan, sua esposa, mais tarde disse que muitos dos colegas de escola de Xi foram para o exterior e ele poderia ter feito o mesmo. Mas Xi ficou e escolheu um caminho muito mais difícil – para ser um servidor do povo.

Em seus três anos em Zhengding, onde Xi serviu como subchefe do Partido e depois chefe do Partido, ele andou de bicicleta para todas as comunas e equipes de produção do distrito para inspecionar o trabalho. Às vezes, ele chegava quando os aldeões cultivavam os campos. Ele juntou-se a eles e fez o trabalho no campo.

Em seguida, ele passou mais de 17 anos na Província de Fujian e quase cinco anos na Província de Zhejiang. Ele serviu em vários cargos nas duas províncias costeiras, incluindo vice-prefeito, chefe do Partido da prefeitura, chefe do comitê municipal do Partido, governador provincial e chefe do comitê provincial do Partido. Em 2007, trabalhou em Shanghai como chefe do Partido antes de ascender ao Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCCh.

Xi manteve um vínculo próximo com o povo em todos os lugares onde ele trabalhava, mesmo depois de ter sido promovido a trabalhar no cargo mais alto do Partido. Xi tornou uma tradição visitar as casas das pessoas antes da Festa da Primavera todos os anos. Sua experiência nos anos anteriores de fome e trabalho no campo pode ajudar a explicar por que Xi verificaria a cozinha, o banheiro e o porão nas casas das pessoas comuns.

Em 2013, Xi iniciou uma campanha de “alívio direcionado da pobreza” e fez planos para sua implementação. Ao todo, mais de 255.000 equipes de trabalho e mais de 3 milhões de quadros foram enviados para o campo para ajudar os aldeões a se livrar da pobreza família por família. Cerca de 100 milhões de pessoas foram tiradas da pobreza extrema na última década.

Nas palavras de Xi, tudo o que ele fez foi essencialmente para o benefício do povo. Na última década, a riqueza do povo chinês cresceu constantemente. Em 2021, a renda disponível per capita dos chineses atingiu 35.128 yuans, um crescimento de quase 80% ante 2012. A taxa de diferença de renda urbano-rural foi reduzida para 2,5:1.

O Partido e o governo desfrutam de boas notas. Uma pesquisa da Universidade Harvard descobriu que a satisfação dos cidadãos chineses com o governo aumentou em todo o quadro, com as autoridades centrais recebendo o mais alto nível de aprovação, de 93%.

PARA UMA CHINA FORTE

Xi herdou uma missão de realizar a modernidade da China, sonhada e lutada por gerações de chineses.

Há dez anos, quando Xi ascendeu ao mais alto cargo do Partido, a China já era a segunda maior economia e a maior fabricante do mundo. Mas a economia enfrentava uma pressão crescente para baixo. Outras questões difíceis também precisavam ser resolvidas, incluindo a corrupção, a poluição e a disparidade de renda entre ricos e pobres, todas apresentando sérios desafios ao Partido.

Todos os olhos estavam em Xi. As pessoas esperaram que ele trouxesse mudanças verdadeiras. E as mudanças têm de começar a partir do próprio Partido. Xi disse que o ferreiro precisa ser forte para forjar o ferro, pedindo a autorreforma do Partido e uma autogovernança “completa e rigorosa”. Ele lançou a maior campanha anticorrupção da história do Partido.

Xi considera a liderança abrangente do Partido a chave para transformar a China em um grande país socialista moderno. Observadores analisaram que Xi desempenhou um papel fundamental na reformulação do PCCh. Liu Jingbei, professor da Academia de Liderança Executiva da China em Pudong, assinalou que Xi inverteu a tendência de que a liderança do Partido tinha sido enfraquecida e marginalizada em alguns lugares e departamentos.

Xi promoveu o conceito de “democracia popular de processo integral”, exigindo maiores esforços para desenvolver a democracia socialista.
A governança baseada na lei em todos os campos que Xi avança é considerada uma profunda revolução na governança. Na última década, o órgão legislativo nacional da China adotou 70 leis e revisou outras 238. Muitas legislações são pioneiras, incluindo o Código Civil adotado em 2020 e a Lei de Investimento Estrangeiro adotada em 2019, que é a lei básica que rege o investimento estrangeiro direto no país, promovendo a liberalização e a facilitação de alto nível do investimento estrangeiro.

Esses esforços ajudaram a criar condições mais favoráveis para o desenvolvimento. Xi preside pessoalmente uma série de comissões centrais para fortalecer a liderança do Partido sobre o trabalho econômico bem como a reforma e abertura.

Desde a terceira sessão plenária do 18º Comitê Central do PCCh em 2013, mais de 2.000 planos de reforma foram implementados, abrangendo quase todos os aspectos dos empreendimentos econômicos, políticos, sociais e culturais, bem como a vida cotidiana da população.

Xi apresentou uma nova filosofia de desenvolvimento que promove o desenvolvimento inovador, coordenado, verde, aberto e inclusivo para todos. Peter Koenig, ex-economista sênior do Banco Mundial, avaliou que a nova filosofia de desenvolvimento é provavelmente o núcleo do que foi chamado de “Xiconomia”.

Sob a liderança de Xi, a China consolidou sua posição como a segunda maior economia do mundo. Na última década, o PIB do país dobrou e sua participação na economia global cresceu de 11,3% para 18,5%. Em média, a economia chinesa contribuiu com mais de 30% do crescimento econômico global nos últimos anos.

Destacando uma abordagem de desenvolvimento centrada no povo, Xi lançou uma série de políticas que trazem benefícios tangíveis para a população. A China estabeleceu o maior sistema de previdência social do mundo, com 1,04 bilhão de pessoas cobertas por seguro básico de velhice e 95% da população coberta por seguro médico básico.

Xi colocou a prosperidade comum na agenda. Ele disse que este é o requisito essencial do socialismo. Os esforços de Xi para a prosperidade comum visam diminuir a diferença entre ricos e pobres, abordar a disparidade regional e industrial e melhorar a vida material e cultural-ética da população, alcançando assim um desenvolvimento equilibrado e a igualdade social.

Na última década, a China testemunhou melhoria holística e histórica na proteção ambiental.

Xi declarou em uma videoconferência da ONU que a China se esforçará para atingir o pico de emissões de dióxido de carbono antes de 2030 e alcançar a neutralidade de carbono antes de 2060. Ele instruiu a imposição de uma proibição de pesca de dez anos no rio Yangtzé. Cada rio na China agora também tem um chefe de rio, encarregado de sua proteção ecológica. Espécies ameaçadas de extinção, como pandas gigantes, antílopes tibetanos e leopardos da neve, foram trazidas de volta da beira de extinção.

Xi liderou a nação a se envolver em uma luta sem precedentes contra a poluição. Anos de esforços tenazes geraram resultados. Um relatório do Instituto de Política Energética da Universidade de Chicago mostrou que a densidade de partículas nocivas no ar na China caiu 40% entre 2013 e 2020. Se for mantido, isso adicionaria cerca de dois anos à expectativa de vida média dos cidadãos chineses, disse.

Xi coloca a inovação científica e tecnológica no centro do desenvolvimento nacional geral e fez um apelo para construir maior força científica e tecnológica. Ele visitou locais de lançamento de satélites, laboratórios de chips e fábricas de trens de alta velocidade para conhecer o mais recente desenvolvimento científico e tecnológico. “Você não pode pedir, comprar nem implorar por tecnologias essenciais em áreas-chave de outros países. Elas devem ser mantidas firmemente em nossas próprias mãos”, comentou Xi.

O ranking da China no Índice de Inovação Global, divulgado pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual, subiu do 34º lugar em 2012 para o 11º em 2022.

Xi tem laços estreitos com as forças armadas e conhece bem suas operações. Ele iniciou uma reforma militar monumental, em um esforço para transformar o Exército de Libertação Popular (ELP) em forças armadas de classe mundial. Na última década, a China colocou em serviço dois porta-aviões de fabricação nacional. O caça furtivo de quinta geração, J-20, foi comissionado. A China também assumiu a liderança na pesquisa de armas hipersônicas.

A mídia descreveu Xi como o líder que está tornando a China forte, dizendo que ele resolveu um grande número de problemas que não foram resolvidos há muito tempo e alcançou muitas conquistas que são de grande importância para o futuro.

Em outubro de 2017, o Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era foi oficialmente instituído no 19º Congresso Nacional do PCCh como o princípio orientador. O pensamento foi consagrado no Estatuto do PCCh e na Constituição da China.

David Ferguson, que editou a tradução em inglês de quatro volumes de “Xi Jinping: A Governança da China”, disse que o alívio de pobreza, o Cinturão e Rota e a limpeza ambiental se encaixam no pensamento de Xi e se adaptam no nível de base onde as ideias tornam-se ação, impulsionando as mudanças históricas na última década.

Em 2016, a posição de núcleo de Xi no Comitê Central do Partido e em todo o Partido foi estabelecida na 6ª sessão plenária do 18º Comitê Central do PCCh.

“Para mim, isso significa responsabilidade”, disse Xi, prometendo dedicar todo o seu tempo e energia ao trabalho para que esteja à altura da confiança que o Partido e o povo depositam nele.

Em 2021, a terceira resolução histórica do Partido indica que a posição de núcleo de Xi e o papel orientador do pensamento de Xi são de importância decisiva para impulsionar o processo histórico da revitalização nacional.

UM HOMEM DURO COM UM CORAÇÃO TERNO

Xi tem um forte histórico como gestor de crises. Fortalecido por anos lidando com situações difíceis ao longo de sua carreira política, Xi tem a experiência, coragem e tenacidade necessárias para encarar os testes e desafios que a China enfrenta hoje.

Enquanto trabalhava nas regiões litorâneas de Fujian, Zhejiang e Shanghai, Xi liderou esforços locais de resposta a múltiplos tufões fortes. Nessas circunstâncias, ele passou todas as noites supervisionando as ações de evacuação, como parte dos esforços para minimizar perdas de vida e de propriedade.

Quando atuou como vice-presidente da China, Xi supervisionou os preparativos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Beijing 2008, que foram feitos sob tremenda pressão em um ano ofuscado pelo terremoto devastador de Wenchuan e por distúrbios em Lhasa. No entanto, Beijing 2008 foi lembrada como uma das melhores Olimpíadas da história. Cerca de 14 anos depois, sob a liderança de Xi, a China apresentou ao mundo uma Olimpíada de Inverno simplificada, segura e esplêndida em meio à COVID-19 e ao chamado “boicote diplomático” por alguns países ocidentais.
Ele diz que a China enfrenta mais desafios e incertezas na nova era. “Devemos estar preparados para realizar uma grande luta com muitas novas características históricas”, disse.

Em resposta a situações graves em Hong Kong, Xi lançou um pacote de medidas para garantir que o governo central exerça jurisdição abrangente sobre Hong Kong e que a cidade seja administrada por patriotas.

Xi se reuniu com Ma Ying-jeou em Cingapura em 2015, marcando o primeiro encontro entre os líderes dos dois lados do Estreito de Taiwan desde 1949. As relações através do Estreito se deterioraram depois que o Partido Progressista Democrata chegou ao poder em Taiwan em 2016. Xi propôs uma série de medidas, incluindo uma solução de “dois sistemas” para o assunto de Taiwan, para “manter a iniciativa e a capacidade de conduzir as relações através do Estreito”.

Em agosto de 2022, desconsiderando a advertência severa da China, a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, seguiu em frente com sua visita a Taiwan, causando escalada das tensões através do Estreito de Taiwan. O ELP realizou exercícios conjuntos de treinamento de combate de escala sem precedentes em torno da Ilha de Taiwan, efetivamente dissuadindo as forças separatistas da “independência de Taiwan” e a interferência estrangeira.
Xi comparou a luta da China contra COVID-19 a uma guerra. Sob sua liderança, a China liderou o mundo ao manter a COVID-19 sob controle e reiniciar o trabalho e a produção. Depois que o surto severo em Wuhan e Hubei foi colocado sob controle, Xi liderou a China na implementação de uma política de zero-COVID dinâmico, mantendo as taxas de infecção e fatalidade pela COVID-19 no país em um nível muito baixo.

Dada sua enorme população, se a China adotasse políticas de prevenção e controle como imunidade de rebanhos ou uma abordagem de não interferência, as consequências seriam inimagináveis, segundo Xi.

Lidar com as relações China-EUA tem sido uma das prioridades de trabalho de Xi na última década. Quando os Estados Unidos iniciaram uma guerra comercial contra a China, ele adotou a estratégia de que a China não quer uma guerra comercial, mas não tem medo dela e travará uma, se necessário.
Em suas reuniões com o ex-presidente dos EUA Donald Trump e o atual Joe Biden, Xi disse que a China e os Estados Unidos não devem cair em uma chamada armadilha de conflito e confronto, e que a cooperação é a melhor opção.

Um homem duro diante dos desafios e crises, Xi também tem um lado terno. Ele escreveu cartas respondendo ao povo norte-americano, incluindo jovens estudantes. Ele esperava que os estudantes se tornassem jovens embaixadores da amizade entre os povos da China e dos EUA.

Xi é de mente aberta a diferentes opiniões ou até mesmo críticas. Quando ele era chefe do Partido do distrito, ele recebeu carta de um jovem que criticou o trabalho do distrito na promoção da produção de bens comerciais. Não ofendido com as críticas, Xi viu o talento do jovem e decidiu enviar representantes para entrevistá-lo para um potencial emprego. Como o mais alto líder do Partido, Xi também ressaltou que críticas e objeções são permitidas nas discussões intrapartidárias e no processo de tomada de decisões.

Ele gosta de fazer amizade com intelectuais, escritores e artistas. Quando ele era um funcionário de um distrito em Hebei, ele desfrutou de muitas discussões inspiradoras com o escritor Jia Dashan. Às vezes, os dois se encontravam no escritório de Xi e conversavam até tarde da noite, e ficavam trancados no complexo.

Como um ávido fã de esportes, Xi gosta de futebol, hóquei no gelo, boxe e natação. Ele frequentemente tira tempo de sua agenda ocupada para nadar. Xi aprende com esportes como lidar com desafios. Assim como os atletas se concentram na cooperação durante grandes jogos de futebol, devemos nos concentrar mais na cooperação, em vez de habilidades individuais, disse Xi uma vez a quadros responsáveis pelo trabalho econômico.

LUTANDO POR UM MUNDO MELHOR

Quando jovem, Xi já estava fascinado com a rica variedade do mundo. Nas áreas rurais de Shaanxi, ele devorava clássicos literários do mundo, como Faust e as peças de William Shakespeare. Ele leu Das Kapital três vezes; suas reflexões sobre a obra encheram 18 cadernos. “O marxismo, embora amplo e profundo, pode ser resumido em uma frase – a busca da emancipação da humanidade”, ele observou mais tarde.

Todas as primeiras reflexões sobre o mundo e a humanidade contribuíram para “uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade”, uma visão levantada por Xi em 2013.

“A humanidade, ao viver na mesma aldeia global na mesma época em que a história e a realidade se encontram, tem emergido cada vez mais como uma comunidade de destino comum na qual cada um tem em si um pouco dos outros”, disse Xi.

Em 1985, Xi, então um funcionário de nível distrital, viajou como parte de uma delegação chinesa para os Estados Unidos em uma viagem de pesquisa agrícola. Ele foi acomodado em uma casa na zona rural de Iowa, dormindo no quarto do filho de sua família anfitriã, que estava na faculdade na época. O quarto foi decorado com coisas como figuras de ação do Star Trek.

Recordando sua primeira viagem aos Estados Unidos quase três décadas depois, Xi disse que os chineses e americanos têm muitas coisas em comum e podem se tornar bons amigos e parceiros para uma cooperação mutuamente benéfica.

Xi visitou os Estados Unidos oito vezes. Ele foi o primeiro líder chinês a assistir a um jogo da NBA em uma arena dos Estados Unidos. Ao visitar Cuba, ele fez uma visita especial ao quebra-mar em Cojimar, onde Hemingway escreveu “O Velho e o Mar”, e visitou o bar onde Hemingway frequentou para pedir um mojito.

Xi e o presidente russo, Vladimir Putin, tiveram cerca de 40 reuniões desde 2013, traçando o rumo dos laços bilaterais. O comércio bilateral aumentou de US$ 88,1 bilhões em 2012 para US$ 146,8 bilhões em 2021. Os dois países cooperaram em grandes projetos energéticos, como a rota oriental do gasoduto China-Rússia. Eles também lançaram cooperação em campos fronteiriços como a Estação Internacional de Pesquisa Lunar.

Xi defende a criação de um novo modelo de relações entre grandes países. “Não se pode viver no século 21 com mentalidade antiquada da era da Guerra Fria e do jogo de soma zero”, disse Xi.

Xi estima a amizade da China com outros países em desenvolvimento. Em reuniões com líderes africanos, anunciou uma série de iniciativas de cooperação pragmática. Xi instou os países do BRICS e outras economias emergentes a buscar a abertura e a inovação.

Xi disse que a China é um “leão pacífico, amável e civilizado” e um “cara grande”, mas não “Mephisto”. “Todos os países são bem-vindos para embarcar no trem expresso do desenvolvimento da China.”

De acordo com Xi, a China é sempre um construtor da paz mundial. “Só quando todos nós apreciamos e defendemos a paz e nunca esquecemos as dolorosas lições da guerra, é que pode haver esperança de paz”, disse ele.

Desde a pandemia de COVID-19, Xi se envolveu em intensa “diplomacia na nuvem”. Em 2021, ele teve mais de 100 atividades diplomáticas conduzidas por telefone, carta ou videoconferência. A China enviou suprimentos antivírus para mais de 150 países, e suas vacinas independentemente desenvolvidas – um bem público global como foi prometido por Xi – atingiram muitos lugares em todo o mundo.

Um bem público global ainda maior é a Iniciativa do Cinturão e Rota proposta por Xi. Cerca de três quartos dos países do mundo assinaram documentos de cooperação com a China para construir conjuntamente o Cinturão e Rota.

Xi é visto como uma figura-chave na promoção de algumas iniciativas e medidas para lidar com questões globais, incluindo as mudanças climáticas.
“Se não fosse a iniciativa do presidente Xi Jinping, não teríamos o Acordo de Paris. Nem mesmo agora”, disse Ban Ki-moon, ex-secretário-geral das Nações Unidas.

Xi disse que a China tem a capacidade e a responsabilidade de desempenhar um papel maior nos assuntos globais.

A China tem uma oportunidade maravilhosa de assumir o papel de liderança no que diz respeito à criação de um futuro compartilhado, disse o sociólogo britânico Martin Albrow. “Isto não é liderança no sentido militar, é liderança no sentido moral e de valor.”

NOVO MODELO DE CIVILIZAÇÃO

“Nossa compreensão do tempo é medida em séculos ou milênios”, disse Xi.

Ele tira força da história e da fina cultura tradicional da China para governar a China e levar o país à modernização.
Como um ávido leitor de livros de história desde jovem, Xi aconselhou aos funcionários a formarem uma “perspectiva histórica” quando pensam e tomam decisões.

Xi elogiou a bela cultura tradicional da China como a “raiz e alma” da nação chinesa.

Xi destacou a confiança em quatro esferas: no caminho, teoria, sistema e cultura do socialismo com características chinesas. Entre as quatro, a confiança cultural é a forma mais ampla, mais profunda e mais fundamental da autoconfiança, disse ele.

“A China não é apenas um Estado-nação, mas também um Estado-civilização. Se você não entende isso, acho que você realmente não entende nada sobre a China”, comentou Martin Jacques, um estudioso e comentarista político britânico.

Xi está levando a China a um caminho chinês único para a modernização, o que é considerado um novo modelo para a civilização humana nos olhos de analistas.

Até 2035, a China, terá basicamente alcançado a modernização. Esta será a primeira vez na história humana que uma população de mais de um bilhão de pessoas alcança a modernização como um todo.

Até então, o PIB per capita da China atingirá o nível de países moderadamente desenvolvidos e o tamanho do grupo de renda média será significativamente expandido. A China será líder global em inovação, e suas emissões de dióxido de carbono diminuirão constantemente depois de atingir o pico. O sistema ferroviário de alta velocidade da China, já o maior do mundo, quase dobrará em comprimento.

O caminho da China para a modernização não é apenas uma fonte de orgulho do povo chinês, mas também oferece uma nova opção para nações que querem acelerar o desenvolvimento ao preservar sua independência.

A história bem-sucedida da China também é uma história de reavivamento do socialismo. Mais de 500 anos após seu nascimento, o socialismo sobreviveu e prosperou apesar dos contratempos e do barulho dos opositores, e foi revitalizado pelos comunistas chineses na nova era.
Uma nova jornada começou. Xi levará a China a buscar a revitalização nacional seguindo um caminho exclusivamente chinês para a modernização, e a continuar lutando por um futuro compartilhado para a humanidade.

“A jornada à frente é longa e árdua, mas com passos firmes, chegaremos a nosso destino”, destacou Xi. (Xinhua)

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: