Iris FM Início » Foco de Gripe das Aves identificado numa exploração de Patos em Santo Estêvão
Regional

Foco de Gripe das Aves identificado numa exploração de Patos em Santo Estêvão

O INIAV – laboratório nacional de referência para as doenças dos animais, confirmou na sexta-feira um foco de gripe aviária de alta patogenicidade (GAAP), do subtipo H5N1, numa exploração de patos de engorda, na freguesia de Santo Estevão. O plano de contingência para a gripe aviária foi ativado e as medidas de controlo previstas na legislação em vigor estão a ser implementadas no terreno pelos serviços regionais da Direcção Geral de Agricultura e Veterinária (DGAV).

As medidas que foram tomadas incluem a eliminação da infeção da exploração afetada através da occisão sanitária das aves e a sua correta eliminação, e a limpeza e desinfeção dos locais de permanências das aves realizada pelo produtor. “Não identificámos explorações comerciais de aves registadas na zona de proteção (num raio de 3 km da instalação afetada)”, de acordo com a DGAV. Na zona de vigilância (num raio de 10 Km do foco) existem 3 explorações comerciais de aves e 11 explorações de detenção caseira. As explorações identificadas nestas zonas de restrição sanitária serão sujeitas a vigilância pela DGAV.

“Perante a evidência de contínua circulação do vírus , a DGAV apela a todos os detentores de aves que cumpram com rigor as medidas de biossegurança e as boas práticas de produção avícola, que permitam evitar contactos directos ou indirectos entre as aves domésticas e as aves selvagens”, alerta aquela entidade.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM