País

Mais de 6.500 enfermeiros já pediram escusa de responsabilidade

Mais de 6.500 enfermeiros pediram escusa de responsabilidade principalmente por falta de profissionais para garantir a segurança dos cuidados prestados, sendo a maioria trabalhadores dos hospitais de Leiria e das Caldas da Rainha, segundo a Ordem dos Enfermeiros (OE).  “Em causa está a degradação dos serviços, sobretudo devido à falta de enfermeiros, o que leva ao incumprimento das dotações seguras, pondo em causa a qualidade e segurança dos cuidados prestados”, refere a Ordem.

“Só na zona Centro, os pedidos de escusa ascendem a 4.500, sobretudo, devido às situações que se vivem em Leiria e nas Caldas da Rainha”, sublinha.

Entre as declarações que chegaram à OE, a maioria corresponde a profissionais do Hospital de Leiria (3.484), do Centro Hospitalar do Oeste (constituído pelas unidades hospitalares de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras) — Caldas da Rainha (561) e do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (338).

A região Sul, com um total de 1.726 declarações de escusa, é a segunda zona do país mais afetada, com o hospital do Algarve a encabeçar o número (197), seguido do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, que integra o Hospital Santa Maria (195) e o Hospital Pulido Valente.

O Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra) e o Hospital de Setúbal também têm “um grande número de escusas apresentadas por enfermeiros”, com 174 e 137, respetivamente.

Na região Norte, 132 profissionais apresentaram esta declaração, a maioria no Hospital Santa Maria Maior (47), em Barcelos, no Hospital São João (33), no Porto, no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (21) e no Hospital de Braga (19).

Nos Açores, 128 enfermeiros recorreram a esta declaração, enquanto na Madeira foram 37.

Em janeiro de 2021, em plena crise pandémica, a OE disponibilizou esta declaração para acautelar eventuais ações disciplinares, civis ou mesmo criminais dos doentes a seu cargo.

Citando estudos internacionais, a ordem refere que “por cada doente a mais a cargo de um enfermeiro a mortalidade sobe 7% nos hospitais”.

Partihar

JOSH ROUSE A LOT LIKE MAGIC

JOSH ROUSE - A LOT LIKE MAGIC
A CARREGAR
A LOT LIKE MAGIC

JOSH ROUSE

3 GERAÇÕES Arlindo Santos

ÚLTIMAS MÚSICAS

JOSH ROUSE - A LOT LIKE MAGIC
A LOT LIKE MAGIC JOSH ROUSE
21:13
CHRIS DE BURG - WHEN I THINK OF YOU
WHEN I THINK OF YOU CHRIS DE BURG
21:10
MIKE &THE MECHANICS - TAKEN IN
TAKEN IN MIKE &THE MECHANICS
21:06
CÉU - MIL E UMA NOITES DE AMOR [P.Dia]
MIL E UMA NOITES DE AMOR [P.Dia] CÉU
20:53
DJAVAN - REAL [P.Dia]
REAL [P.Dia] DJAVAN
20:49
ARMANDINHO - AMOR VEM CA [P.Dia]
AMOR VEM CA [P.Dia] ARMANDINHO
20:46
BEE GEES - MORE THAN WOMAN [P.Dia]
MORE THAN WOMAN [P.Dia] BEE GEES
20:41