Iris FM Início » Daniel Freitas vence etapa e conquista camisola amarela
Desporto

Daniel Freitas vence etapa e conquista camisola amarela

Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista) é o novo comandante do Troféu Joaquim Agostinho, depois de hoje ter vencido a segunda etapa em linha, uma viagem de 143,2 quilómetros, entre Atouguia da Baleia e Torres Vedras.

A etapa, curta, disputou-se de forma intensa, com a os primeiros a registarem uma média de 40,506 km/h. Para isso muito contribuíram os sete homens que escaparam ao quilómetro dez e que apenas foram alcançados a quatro mil metros da chegada Javier Moreno (Glassdrive-Q8-Anicolor), Asier Etxeberria (Euskatel-Euskadi), Samuel Blanco (Atum General-Tavira-AP Maria Nova Hotel), Rui Rodrigues (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Márcio Barbosa (ABTF-Feirense) e Alberto Gallego (Rádio Popular-Paredes-Boavista).

Além da tenaz perseguição no grupo principal, no qual as operações foram controladas, em grande medida, pela Caja Rural-Seguros RGA, a seletividade do circuito de Torres Vedras, com as subidas do Varatojo e da Serra da Vila, também contribuiu para o insucesso da fuga.

Só que o fim da escapada não significou o final das emoções. Antes pelo contrário. A última passagem pela Serra da Vila fragmentou o pelotão e a etapa foi discutida por nove ciclistas, que ganharam 6 segundos ao primeiro grupo perserguidor.

Daniel Freitas revelou-se o mais veloz, batendo ao sprint António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) e Joan Bou (Euskaltel-Euskadi), conseguindo, além da vitória em Torres Vedras, desapossar Tiago Antunes (Efapel Cycling) da camisola amarela.

O corredor boavisteiro passou a comandar a classificação geral com 9 segundos de vantagem sobre Tiago Antunes e com 11 segundos à melhor sobre Luis Ángel Maté (Euskaltel-Euskadi). Daniel Freitas é também o primeiro por pontos.

Partihar