Mundo Sociedade

Dia Internacional da Língua Chinesa foi celebrado pela primeira vez em Portugal

O Dia Internacional da Língua Chinesa foi celebrado, dia 20, pela primeira vez em Portugal, com a cerimónia “Olá Chinês”, realizada no Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa. O evento, organizado pela Embaixada da República Popular da China em Portugal e pelo Centro Científico e Cultural de Macau, tem o objetivo de promover a língua chinesa no país. Para a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, esse evento tem grande importância para o intercâmbio linguístico, que impulsiona o desenvolvimento das relações entre China e Portugal:

Atualmente, centenas de portugueses procuram conhecer e aprender a língua chinesa. Para a professora Wang Suoying, esse interesse surge com o intuito de intensificar as relações culturais, desenvolver conhecimentos e ampliar as possibilidades profissionais:

Para Beatriz Amado, a paixão pela língua e cultura chinesa veio de família, estimulada pelo pai. Atualmente, a jovem faz parte da turma de Estudos Asiáticos, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa:

Em 2010, a ONU atribuiu o dia 20 de abril, como Dia Internacional da Língua Chinesa, inserido na iniciativa do Dia dos Idiomas, que contempla as seis línguas oficiais da Organização das Nações Unidas: inglês, francês, árabe, chinês, espanhol e russo. O objetivo desta iniciativa é fomentar a compreensão e o respeito pela história, cultura e legado dessas línguas. Atualmente, cerca de 1 bilhão e cem milhões de pessoas falam o Chinês – Mandarim, sendo a segunda língua mais falada no Mundo.

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: