Cultura

Espólio de Carlos de Oliveira doado à Câmara de Vila Franca de Xira

O espólio literário de Carlos de Oliveira, composto pela obra, memorialismo, correspondência e fotografias, no valor de 233 mil euros, foi doado à autarquia de Vila Franca de Xira, que formaliza a doação junto dos herdeiros no próximo sábado, dia 12 de Março, no Museu do Neo-Realismo.

O auditório do Museu recebe dois eventos relacionados com o autor de “Uma abelha na chuva”, no âmbito das comemorações do seu centenário: a assinatura do contrato de doação de bens culturais do seu espólio e uma sessão evocativa dos cem anos do seu nascimento. Entre os bens doados ao município pelos herdeiros, contam-se a produção literária do autor (composta por poesia, romance, conto, crónica e ensaio), a sua história pessoal (através de biografias, entrevistas, depoimentos e memorialismo), bem como a sua correspondência. Fazem ainda parte do espólio do escritor bens referentes às suas atividades culturais, políticas, associativas, documentos pessoais, fotografia, documentos impressos (notícias e críticas sobre o autor e sobre a obra), documentos de outros escritores (originais manuscritos e dactiloscritos), artes plásticas, monografias e publicações periódicas e documentos ‘post mortem’ (sobre o autor e sobre a obra).

O espólio literário de Carlos de Oliveira já tinha sido incorporado no Museu do Neo-Realismo e decorreu em três fases. Em 2011 deu-se a primeira incorporação, cedida pela viúva do escritor, Maria Ângela Ferreira Jesus de Oliveira e doado com um valor patrimonial de 123.412,20 euros. A segunda e terceira incorporações tiveram lugar a 12 de junho e 12 de novembro de 2013, respetivamente, mas só agora será formalizada junto dos herdeiros do escritor (Maria Paula Serra de Oliveira e Filipe Diogo Paiva Serra de Oliveira), no valor patrimonial de 109.950 euros.

Segundo o município, atualmente os bens doados encontram-se em reserva no Museu do Neo-Realismo, disponíveis para consulta e pesquisas no Centro de Documentação, sendo Carlos de Oliveira um dos autores mais procurados por académicos e investigadores.

Ainda no sábado, a seguir à assinatura do contrato, será realizada uma sessão evocativa do centenário de Carlos de Oliveira, com as presenças de Raquel Henriques da Silva, diretora científica do Museu do Neo-Realismo, António Pedro Pita, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), e Osvaldo Silvestre, professor associado da FLUC, que comissariou a “Exposição Carlos de Oliveira: A parte submersa do iceberg”, que esteve patente no Museu do Neo-Realismo em 2017.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: