Regional

VFX: Câmara implementa medidas extraordinárias para combater a seca

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, atendendo à situação de seca extrema nacional determinada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), implementou medidas extraordinárias que visam uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos em todo o seu território, neste cenário de crise climática. Neste sentido, com o objetivo de reduzir imediatamente os consumos de água no espaço público, o Município decretou a desativação parcial da alimentação de água às fontes e lagos através da restrição do seu tempo de atividade. “Importa salientar que apesar do funcionamento em circuito fechado, adequado a uma maior poupança, estes tanques e fontes ornamentais perdem invariavelmente água por intermédio da evaporação”, sublinha a nota do município.

Por isso mesmo, as fontes estão operacionais somente nos períodos do dia com menor taxa de evapotranspiração: das 8h00 às 9h00 e das 18h00 às 19h00, garantindo assim o funcionamento mínimo dos equipamentos, algo indispensável à sua longevidade.

Esta situação aplica-se às fontes ornamentais situadas nos seguintes locais:

Rotunda de Entrada de Vila Franca de Xira

Jardim Municipal Constantino Palha

Parque Urbano de Vila Franca de Xira

Rotunda das Silveiras (Alverca do Ribatejo)

Jardim Parque José Álvaro Vidal

Rotunda dos Caniços (Póvoa de Santa Iria)

Quinta Municipal da Piedade.

Esta medida perdurará durante o período de penúria de água em Portugal.

Em paralelo, estão a ser desenvolvidos estudos no sentido de englobar os tanques e fontes ornamentais no Sistema Integrado de Gestão de Rega (SIGR), otimizando os consumos de água e energia no Concelho de Vila Franca de Xira.

Durante o ano de 2022, os SMAS irão instalar Zonas de Medição e Controlo na rede de distribuição de abastecimento de água, o que possibilita a monitorizar ativamente perdas de água. Simultaneamente, serão instaladas válvulas redutoras de pressão, diminuindo assim a probabilidade de ocorrência destas roturas e perdas na rede pública.

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: