Sociedade

Médico interno da Alemanha escolhe o HDS para realizar formação em Urologia

João Mendes é médico interno do 4.º ano da especialidade de Urologia do Hospital Salem, em Heidelberg, na Alemanha, e escolheu o Hospital Distrital de Santarém (HDS) para realizar um estágio integrado na sua formação. Questionado sobre as razões que o levaram a escolher o HDS, João Mendes destaca o “espectro variado de patologias urológicas”, “a gama abrangente de terapias efetuadas” e “o facto de não haver internos e de a urologia ter uma equipa coesa com muita experiência cirúrgica”. Por outro lado, refere, “a formação médica pós-graduada em Portugal é de uma qualidade muito elevada e sinto que só teria a ganhar em ter a oportunidade de a experienciar”.

A terminar o estágio, que teve a duração de um mês, João Mendes faz um balanço muito positivo, segundo nota de imprensa do HDS.

“O jovem médico interno conta que durante o estágio teve oportunidade de assistir a cirurgias às quais não teve grande exposição até aqui, como por exemplo a cirurgia da uretra. Além disso, adquiriu experiência em cirurgia aberta que, segundo refere, “é uma capacidade fundamental cirúrgica”. Teve ainda a possibilidade de ver pela primeira vez uma prostatectomia radical laparoscópica, assim como uma ressecção de um tumor do rim laparoscópica”.

Esta não é a primeira vez que João Mendes, natural de Santarém, ruma a outro país para apostar na sua formação. Completou o ensino secundário nos Estados Unidos e fez o curso de Medicina em Praga, na República Checa.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: