País Sociedade

DGS aponta 3 de abril como data para alívio de todas as restrições Covid

A Direção-Geral da Saúde aponta o dia 3 de abril como data em que o país pode levantar as restrições contra a Covid-19, avança a CNN.

Nessa data, o país deve atingir o limiar de 20 mortes por milhão de habitantes causadas pela Covid-19, de acordo com Pedro Pinto Leite, numa projeção depois confirmada por Graça Freitas.

É uma projeção, que pode sempre mudar”, referiu a diretora-geral da Saúde, à margem das Jornadas de Atualização em Doenças Infeciosas do Hospital de Curry Cabral.

No mesmo evento, e citada pelo mesmo canal, Graça Freitas disse esperar que se possam abandonar as máscaras nas escolas ainda este ano letivo, afirmando que essa medida avançará ao mesmo tempo em todos os locais, como é o caso de transportes públicos.

O limiar de 20 mortes por milhão de habitantes, definido pelo Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC, na sigla original) foi o critério referido pelo Governo para o levantamento de todas as restrições, nomeadamente a utilização da máscara em espaços interiores.

À data, a Ministra da Presidência dizia que as últimas restrições – as que estão em vigor- se manteriam “até uma queda significativa do número de óbitos”, quando o país atingir “20 mortes por milhão de habitantes a 14 dias”.

O levantamento de medidas tem vindo a dar-se nos últimos dias, com a DGS a atualizar esta quarta-feira à noite a norma 015/2020, concretizando o fim da indicação de isolamento profilático dos contactos de alto risco de casos confirmados.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: