Cultura

Associação Tertúlias Tauromáquicas do Concelho de Vila Franca Xira assinalam aniversário

As Tertúlias Tauromáquicas do Concelho de Vila Franca Xira vão assinalar no próximo dia 5 Março o seu oitavo aniversário. Segundo a direção “está a ser preparado um grande evento comemorativo conjuntamente com as Tertúlias associadas”. O programa conta pelas 9h30 com um Roteiro Histórico ao Património da Cidade de Vila Franca, seguida de uma visita guiada à emblemática Praça de Toiros Palha Blanco; Capela, Enfermaria, Curros, Arcadas, Cavalariças e perto destas, a tranca superior onde penduravam os Toiros nas famosas Corridas de Toiros de Morte, entre tantas outras por descobrir.

Segue-se um almoço na Palha Blanco, “bem típico da nossa Gastronomia e Enologia de “Encostas de Xira”, não faltando os doces tradicionais”. A Escola de Toureio José Falcão fará uma demonstração de Toureio de Salão, através dos seus alunos.

No início da tarde realiza-se um colóquio cujo tema será a Tauromaquia e a Praça de Toiros Palha Blanco, inaugurada a 30 de setembro de 1901 pelo Rei D. Carlos e a Rainha D. Amélia. “Serão convidadas grandes figuras ligadas a esta tão sublime paixão- A Tauromaquia, marca identitária que nos honra e distingue dos demais”.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: