Regional

VFX: Trotinetes ficam disponíveis a partir de sexta-feira através de projeto-piloto

O Município de Vila Franca de Xira implementará, na próxima sexta-feira, dia 11 de fevereiro, um projeto-piloto de um sistema de trotinetes partilhadas com motor elétrico, na frente Ribeirinha do Concelho. A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira disponibilizará cerca de 150 trotinetes da BIRD distribuídas por 7 postos de recolha («hotspots»). “Atendendo à experiência de projetos similares em outros municípios, os serviços da Câmara Municipal que acompanharam o desenvolvimento do projeto focaram-se em questões fundamentais de operação e segurança”, garante a Câmara.

Para usufruir destas trotinetes, os utilizadores terão de ser maiores de idade e instalar a app oficial da operadora, disponível nos serviços de distribuição digital (App Store ou Google Play).

Os veículos, limitados a uma velocidade máxima de 10 km/h, são rastreados por GPS para que seja possível garantir o uso responsável e assegurar o estacionamento correto dos mesmos. O parqueamento realiza-se exclusivamente num dos 7 postos de recolha na frente ribeirinha, apresentados na aplicação digital e devidamente assinalados no local.

Para que as trotinetes sejam, de facto, estacionadas nos devidos «hotspots», e desta forma não influam com a mobilidade da população, o sistema a implementar determina que a viagem só termina quando a trotinete for estacionada no local apropriado. Se tal não acontecer, não é possível terminar a viagem e o utilizador continuará a pagar pela mesma.

Com estas trotinetes, além dos circuitos urbanos, os munícipes e visitantes poderão desfrutar de um passeio ecológico na frente ribeirinha do Concelho, num momento de recreação e lazer embelezado pela paisagem natural do Rio Tejo.

Localização dos Hotspots:

Póvoa de Santa Iria:

– Bairro dos Pescadores, junto ao Porto de Abrigo.

– Entrada da Praia dos Pescadores.

Alverca:

– Entrada da estação de comboios, do lado do DGMFA (Depósito Geral de Matérias da Força Aérea).

Alhandra:

– No final da Avenida Sousa Martins, próximo do rio, no Cais 14.

– Na frente da Marina de Alhandra.

– No Caminho Pedonal Ribeirinho, junto à Piscina Municipal Batista Pereira.

Vila Franca de Xira:

– Largo do Cais, próximo da entrada do Jardim Municipal Constantino Palha

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: