Destaques Regional

Enfermeiros da Urgência do Bloco Operatório de Vila Franca apresentam exclusão de responsabilidade

Os 31 enfermeiros da Urgência do Bloco Operatório do Hospital de Vila Franca de Xira entregaram a Declaração de Exclusão de Responsabilidade à administração daquela unidade hospitalar. A denúncia é do Sindicato dos Enfermeiros – SE, cujo presidente, Pedro Costa, revela que “todos os dias pelo menos um enfermeiro da Urgência do Bloco está a ser desviado para dar assistência à Urgência Geral, deixando o serviço de origem com menos enfermeiros em permanência do que o que está estipulado nas dotações seguras da Ordem dos Enfermeiros”.

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros explica que, de acordo com a declaração assinada pelos 31 enfermeiros, “é dada indicação a um dos enfermeiros escalado para se ausentar do Bloco Operatório e permanecer na Urgência Geral enquanto não estiverem a decorrer cirurgias”. “Se houver uma cirurgia de urgência, o enfermeiro deslocado tem de voltar de imediato para o serviço para o qual está escalado, o que nem sempre pode ser feito no imediato, dado que o enfermeiro pode estar com um utente”, explica Pedro Costa.

No entender do Sindicato dos Enfermeiros, esta situação coloca em risco a segurança dos doentes e “pode comportar atrasos no tempo de resposta de uma cirurgia urgente ou emergente, com todas as consequências que daí podem advir para o doente”, acrescenta Pedro Costa.

“Estamos a falar de dois serviços com elevada complexidade e responsabilidade, pelo que não podemos exigir aos enfermeiros que estejam escalados para ambos em simultâneo, com o mesmo nível de disponibilidade e concentração”, refere o presidente do SE.

Os subscritores da Declaração de Exclusão de Responsabilidade, entregue à administração do Hospital de Vila Franca de Xira, ao Ministério da Saúde e à Ordem dos Enfermeiros; dizem compreender a “sobrecarga que o atual quadro pandémico exige às equipas de enfermagem”. Contudo, mostram-se apreensivos com o risco que este tipo de soluções, temporárias, podem representar para os doentes que acedem ao Hospital de Vila Franca de Xira e necessitem de uma cirurgia de urgência.

Preocupado com essa situação, a direção do Sindicato dos Enfermeiros – SE irá reunir com os enfermeiros do Serviço de Urgência do Bloco Operatório na próxima sexta-feira, dia 11 de fevereiro. O presidente do SE, Pedro Costa, estará disponível para falar aos jornalistas na entrada principal do Hospital de Vila Franca de Xira.

Partihar

LA OREGA VAN GOGH PUEDES CONTAR COMIGO

LA OREGA VAN GOGH - PUEDES CONTAR COMIGO
A CARREGAR
PUEDES CONTAR COMIGO

LA OREGA VAN GOGH

AMIGOS DA NOITE IRIS FM

ÚLTIMAS MÚSICAS

LA OREGA VAN GOGH - PUEDES CONTAR COMIGO
PUEDES CONTAR COMIGO LA OREGA VAN GOGH
00:40
CHRIS NORMAN SUZI 4 - STUMBLIN IN
STUMBLIN IN CHRIS NORMAN SUZI 4
00:36
EAGLE EYE CHERRY - SAVE TONIGHT
SAVE TONIGHT EAGLE EYE CHERRY
00:33
JORGE E MATEUS - HORA E AGORA
HORA E AGORA JORGE E MATEUS
00:28
BEBEL GILBERTO - AGANJU
AGANJU BEBEL GILBERTO
00:23
OS INTENCIONAIS - NÃO FUJAS DE MIM
NÃO FUJAS DE MIM OS INTENCIONAIS
00:20
SAL - O CAÇADOR
O CAÇADOR SAL
00:17