Regional

Enfermeiros da Urgência do Bloco Operatório de Vila Franca apresentam exclusão de responsabilidade

Os 31 enfermeiros da Urgência do Bloco Operatório do Hospital de Vila Franca de Xira entregaram a Declaração de Exclusão de Responsabilidade à administração daquela unidade hospitalar. A denúncia é do Sindicato dos Enfermeiros – SE, cujo presidente, Pedro Costa, revela que “todos os dias pelo menos um enfermeiro da Urgência do Bloco está a ser desviado para dar assistência à Urgência Geral, deixando o serviço de origem com menos enfermeiros em permanência do que o que está estipulado nas dotações seguras da Ordem dos Enfermeiros”.

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros explica que, de acordo com a declaração assinada pelos 31 enfermeiros, “é dada indicação a um dos enfermeiros escalado para se ausentar do Bloco Operatório e permanecer na Urgência Geral enquanto não estiverem a decorrer cirurgias”. “Se houver uma cirurgia de urgência, o enfermeiro deslocado tem de voltar de imediato para o serviço para o qual está escalado, o que nem sempre pode ser feito no imediato, dado que o enfermeiro pode estar com um utente”, explica Pedro Costa.

No entender do Sindicato dos Enfermeiros, esta situação coloca em risco a segurança dos doentes e “pode comportar atrasos no tempo de resposta de uma cirurgia urgente ou emergente, com todas as consequências que daí podem advir para o doente”, acrescenta Pedro Costa.

“Estamos a falar de dois serviços com elevada complexidade e responsabilidade, pelo que não podemos exigir aos enfermeiros que estejam escalados para ambos em simultâneo, com o mesmo nível de disponibilidade e concentração”, refere o presidente do SE.

Os subscritores da Declaração de Exclusão de Responsabilidade, entregue à administração do Hospital de Vila Franca de Xira, ao Ministério da Saúde e à Ordem dos Enfermeiros; dizem compreender a “sobrecarga que o atual quadro pandémico exige às equipas de enfermagem”. Contudo, mostram-se apreensivos com o risco que este tipo de soluções, temporárias, podem representar para os doentes que acedem ao Hospital de Vila Franca de Xira e necessitem de uma cirurgia de urgência.

Preocupado com essa situação, a direção do Sindicato dos Enfermeiros – SE irá reunir com os enfermeiros do Serviço de Urgência do Bloco Operatório na próxima sexta-feira, dia 11 de fevereiro. O presidente do SE, Pedro Costa, estará disponível para falar aos jornalistas na entrada principal do Hospital de Vila Franca de Xira.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: