Economia

Trabalhadores da Sumol+Compal convocam greve para dia 12

Os trabalhadores da Sumol+Compal anunciaram hoje a realização de uma greve no próximo dia 12, alegando “intransigência” da administração perante reivindicações como reformulação da tabela salarial e perspetivas de progressão na carreira. Em comunicado a direção do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos (SINTAB) afirma que, conforme decisão tomada em plenários realizados em novembro nas unidades de Almeirim e de Pombal, foi emitido um pré-aviso de greve para o dia 12 de janeiro, com concentrações à porta das duas fábricas e a realização de uma manifestação em frente à Câmara Municipal de Almeirim, com a presença da secretária-geral da CGTP, Isabel Camarinha.

Segundo o SINTAB, os trabalhadores da empresa reivindicam a “reformulação do escalonamento da tabela salarial, quase totalmente absorvida pelo salário mínimo nacional, e a implementação de perspetivas de progressão de carreira”. O sindicato alega que a administração da empresa “não tem dado qualquer resposta objetiva, desvalorizando a iniciativa e os próprios trabalhadores”.

Os trabalhadores querem a adoção de “um sistema de diuturnidades, assente em seis escalões, em que cada escalão represente a permanência de cinco anos na mesma função”, e uma valorização salarial acessória de 50 euros em cada diuturnidade.

Outras reivindicações são a implementação de 25 dias de férias sem penalizações e a redução faseada da carga semanal para 35 horas, “possibilitando aos trabalhadores a melhoria de qualidade da sua vida familiar, conciliando-a com a sua vida profissional, contribuindo para a melhoria dos índices de produtividade da empresa”, afirma o documento.

A greve irá decorrer entre as 23h do dia 11 e as 08h do dia 13 de janeiro, estando a manifestação em frente à câmara de Almeirim agendada para o período das 14h às 16h de dia 12.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: