Regional

Entrou em funcionamento a nova ETAR de Samora Correia (com vídeo)

Entrou em funcionamento a nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), que trata os efluentes da freguesia de Samora Correia que inclui a cidade e as povoações do Porto Alto e dos Arados. A ETAR foi construída na Herdade de Palhavã, em Porto Alto, numa zona de charneca, rodeada de montado de sobro, fora da malha urbana e perto do rio de modo a minimizar os impactes sociais e ambientais. O terreno adquirido pela Águas do Ribatejo previu a duplicação da ETAR numa segunda fase de modo a garantir também o tratamento dos efluentes das bacias da Esteveira e da Murteira que atualmente são tratados nas ETAR existentes. A população servida passará dos atuais 18550 habitantes para 36450 utilizadores e o horizonte temporal será para 30 anos.

“Neste início de 2022, os indicadores avaliados no último trimestre, comprovam a eficiência do tratamento evidenciada na qualidade da água devolvida ao rio e ao Ciclo Urbano da Água através do emissário de descarga construído na margem esquerda do Rio Sorraia, a montante do limite da zona de proteção do estuário do Rio Tejo, no Porto Alto”, de acordo com a empresa.

A intervenção com uma empreitada de cerca de 5 milhões de euros incluiu a construção dos emissários e condutas com 10 km e três estações elevatórias para encaminhar o “esgoto” para a ETAR.

As novas estações intermédias foram implementadas nos locais das ETAR de Quinta dos Gatos, Bordalo Pinheiro e Pendente 2 (Porto Alto) que estavam em final de vida útil com debilidades de funcionamento.

“A operação representa o maior investimento de sempre feito com capitais próprios da AR, uma vez que a empresa intermunicipal assumiu cerca de 4 milhões de euros do investimento com base num empréstimo bancário e capitais próprios”. O Fundo de coesão por via do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos POSEUR PORTUGAL 2020 assegurou uma comparticipação de 850.377 euros

 

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: