Destaques Sociedade

Mais de três mil enfermeiros pediram escusa de responsabilidade este ano

A Ordem dos Enfermeiros (OE) recebeu este ano mais de três mil pedidos de escusa de responsabilidade devido ao elevado número de doentes, a maioria dos quais durante o mês de dezembro. Num balanço divulgado hoje, a OE precisa que recebeu no total 3.013 pedidos de escusa de responsabilidade, sendo que o número mais que duplicou no último mês do ano, uma vez que até novembro tinham sido contabilizados cerca de 1.300 pedidos.

A declaração de escusa de responsabilidade foi disponibilizada em janeiro para acautelar a eventual responsabilidade disciplinar, civil ou criminal dos enfermeiros face ao número de doentes a seu cargo, numa altura em que os hospitais enfrentavam uma elevada pressão devido ao agravamento da pandemia da covid-19.

“Os enfermeiros, ao assinarem esta declaração, reiteram que o número de enfermeiros adequado é fundamental para salvaguardar o exercício profissional em segurança, o que manifestamente não se verifica atualmente”, explica a OE em comunicado.

A Ordem dos Enfermeiros entende que o aumento registado em dezembro é justificado pela “degradação dos serviços, que se acentuou nos últimos tempos, sobretudo devido à falta de enfermeiros”.

Entre os pedidos recebidos este mês, a Ordem contabiliza novos pedidos de profissionais do Hospital de Leiria, que já ascendem a 1.590, e do serviço de Urgência pediátrica do Hospital de Vila Nova de Gaia.

Sublinhando que a mortalidade nos hospitais sobre 7% por cada doente a mais a cargo de um enfermeiro, a OE responsabiliza a “má gestão ou ausência de estratégia” do executivo pela situação atual e alerta para as dificuldades em responder às necessidades.

METEOROLOGIA

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

NOA NAQUELA MESA

NOA - NAQUELA MESA
A OUVIR
NAQUELA MESA

NOA

HÀ MANHAS ASSIM Graça Silva

ÚLTIMAS MÚSICAS

NOA - NAQUELA MESA
NAQUELA MESA NOA
10:44
LINDOMAR CASTILHO - ÉBRIO DE AMOR
ÉBRIO DE AMOR LINDOMAR CASTILHO
10:35
LAURA PAUSINI - STARNI AMORI
STARNI AMORI LAURA PAUSINI
10:27
JUANES - LA CAMISA NEGRA
LA CAMISA NEGRA JUANES
10:21
JUAN LUIS GUERRA - BORBUNHAS DE AMOR
BORBUNHAS DE AMOR JUAN LUIS GUERRA
10:17
D.A.M.A - NASTY
NASTY D.A.M.A
10:12
JOSÉ CID - NA CABANA JUNTO A PRAIA
NA CABANA JUNTO A PRAIA JOSÉ CID
10:05