Cultura

VFX: Exposição sobre os 70 anos da Ponte Marechal Carmona no Museu Municipal

No dia 30 de dezembro, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira assinala os 70 anos da Ponte Marechal Carmona com abertura ao público da exposição, “A (re)afirmação de um elemento identitário – 70 anos da Ponte Marechal Carmona, desenvolvida pelo Museu Municipal, em parceria com a Infraestruturas de Portugal. A construção desta Ponte, foi à data, a mais dispendiosa empreitada adjudicada pelo Estado Português e uma das mais importantes estruturas erguidas em Portugal nos anos 50 do século XX.

A Ponte Marechal Carmona, inaugurada a 30 de dezembro de 1951, constitui a ligação entre o Norte e o Sul do país. Situada entre Santarém e Lisboa, esta infraestrutura assumiu uma forte predominância no desenvolvimento das atividades económicas e na mobilidade a nível local e nacional, assegurando de forma mais eficaz o transporte de passageiros e mercadorias.

Hoje, mais conhecida como a Ponte de Vila Franca, é uma marca incontornável, não só da paisagem como da própria identidade vilafranquense.

“Considerando o reforço das medidas de controlo da pandemia por COVID-19 anunciadas pelo Governo a 21 de dezembro’21, o evento comemorativo desta efeméride foi cancelado. As celebrações incluíam a travessia simbólica do Rio Tejo em embarcações dos Avieiros, um cortejo do Cabo da Lezíria para as ruas da cidade de Vila Franca de Xira com a participação de campinos, viaturas clássicas e a Banda do Ateneu Artístico Vilafranquense”, explica o município em comunicado.

A Exposição está patente até outubro de 2022, com entrada livre e segundo as normas da Direção-Geral da Saúde.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: