Regional

Câmara de Vila Franca aprova orçamento de cerca de 90 milhões de euros

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira aprovou esta quarta-feira o orçamento para 2022. São mais de 89 milhões e 675 mil euros que estão previstos para o próximo ano, o que segundo o município “representa um acréscimo em relação ao ano anterior, com reforço do investimento público”. A proposta foi aprovada com os votos favoráveis do PS e bancada da Nova Geração. A CDU votou contra e o vereador do Chega absteve-se.

Segundo o presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, a prioridade foi para uma política fiscal amiga das empresas e familias, e com a taxa de imi mais baixa permitida por lei.

Quanto à Taxa de IMI o município continua com a mais baixa permitida por lei, ou seja, 0,3%, para além do IMI familiar. Os valores foram detalhados pelo vereador Arlindo Dias.

O vereador da bancada da CDU, Nuno Libório, considera que foi graças à oposição que a taxa de IMI em Vila Franca é uma das mais baixas do país.

Ainda da CDU Joana bonita considera que o plano plurianual não corresponde às necessidades do concelho.

Já o vereador da Nova Geração defende a redução da taxa de IRS, no entanto David Pato Ferreira remeteu a proposta para 2023. O autarca levantou algumas preocupações em relação ao orçamento do próximo ano, referindo que representa no total menos de 10 milhoes de euros de receita corrente.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira aprovou o orçamento para 2022, com os votos favoráveis do PS e bancada da Nova Geração. A CDU votou contra e o vereador do Chega absteve-se. Já a taxa de IMI, os valores de IRS e a taxa cobrada às empresas (derrama) foi aprovada por unanimidade.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM