Cultura

Apresentação do livro “João Afonso Esteves de Azambuja”, do autor Amadeu Basto de Lima

O Município de Azambuja vai realizar uma sessão de apresentação do livro “João Afonso Esteves de Azambuja – Ensaio biográfico e filosófico”, da autoria de Amadeu Basto de Lima. O evento terá lugar no Auditório Municipal Páteo do Valverde,em Azambuja, no próximo sábado, dia 18 de dezembro de 2021, pelas 15h30, e contará com as presenças do autor, do Presidente da Câmara – Silvino Lúcio, e de António Lopes, pela editora Lema d’Origem. A apresentação da obra estará a cargo de José Manuel Marques e de José Mateus Cavaco Silva.

Este livro assume-se como um ensaio biográfico e filosófico que nasceu da intenção de trazer ao plano da ilustração João Afonso Esteves de Azambuja, figura singular e multifacetada da nossa história. O seu
contributo para a independência de Portugal, num momento de singular crise política e institucional, levou o autor a ir mais além. O contexto da crise de 1383-1385 foi marcado, como sabemos, por uma grande
efervescência política que desembocaria numa revolução popular. No seu epílogo, o Mestre de Avis é eleito rei e criada a Dinastia de Avis, que apresenta Portugal à Europa como um Estado-Nação moderno e
coeso. Neste processo, “…brilha a estrela de João Afonso Esteves de Azambuja, o clérigo e diplomata das grandes tessituras”, partilhando protagonismo estratégico com figuras como o legista João das Regras, o estratega militar Nuno Álvares Pereira, o infante D. Henrique das grandes navegações atlânticas, ou o próprio monarca D. João I de boa memória. As pesquisas, análise e reflexão de Amadeu Basto de Lima levam-nos a concluir que, no reinado de D. João I Mestre de Avis, João Afonso Esteves de Azambuja afirmou-se como a principal figura da Igreja, conselheiro do rei e embaixador para as missões delicadas.

Nota biográfica do autor

Amadeu Basto de Lima nasceu em Lisboa, em 1951, mas a família residia em Azambuja. Formou­-se em Economia no ISEG. Em 1976, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Azambuja. Foi ainda Presidente da Assembleia Municipal de Azambuja e Vi­ce-Presidente da Mesa da Assembleia Me­tropolitana de Lisboa. Exerceu a sua atividade de gestor, tanto no sector público, como no privado. Foi Administrador da EDIA, empresa da barragem do Alqueva, bem como do Teatro Nacional D. Maria II e da UAlg, Universidade do Algarve. É membro da Sociedade de Geografia de Lisboa e do Conselho de Fundadores da Fundação D. Luís I de Cascais.

É ainda um apaixonado pela História, sobretudo dos Descobrimentos Portu­gueses pelo salto científico e cultural que proporcionaram à civilização ocidental, na aproximação das civilizações e no co­nhecimento do outro. Partiu daí, tam­bém, para a Filosofia Portuguesa, oriun­da da Escola de Leonardo Coimbra que considera um filão a explorar.

Refira-se que Amadeu Basto de Lima recebeu do Município de Azambuja, em 2014, a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro, por ocasião do 40º aniversário do 25 de Abril, no qual a autarquia homenageou com essa condecoração todos os Presidentes da Câmara Municipal de Azambuja eleitos nessas quatro décadas de Poder Local Democrático.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: