Mundo

Tornado nos EUA terá causado mais de 100 mortos

Pelo menos 80 pessoas morreram apenas no Estado americano do Kentucky, na sequência dos tornados que devastaram o centro e o sul dos Estados Unidos na sexta-feira, mas o número de vítimas mortais deverá ultrapassar a centena.

“Este número vai ultrapassar os 100”, disse o governador do Kentucky, em declarações à estação televisiva CNN. O responsável considerou a série de tornados como “a mais mortal” da história do Kentucky.

À CNN, Kyanna Parsons-Perez relatou os momentos vividos quando os fortes ventos derrubaram o edifício onde estava. Kyanna foi um dos muitos trabalhadores que ficaram presos nos escombros de uma fábrica de velas em Mayfield, uma cidade completamente arrasada pelo tornado na noite de sexta-feira.

“Aconteceu tão rápido”, disse Parsons-Perez, descrevendo o terror causado, enquanto ela e os restantes trabalhadores se encontravam numa zona do edifício que funcionava como abrigo contra tempestades.  “Balançamos para frente e para trás e caiu tudo sobre nós”, contou, descrevendo que o prédio desabou como se fosse um castelo de cartas.  Parsons-Perez ficou presa nos escombros pelas pernas e foi mais tarde socorrida.

As equipas de socorro norte-americanas continuavam no domingo de manhã a tentar encontrar sobreviventes dos tornados que devastaram o centro e o sul dos Estados Unidos, na sexta-feira e no sábado. As tempestades deixaram um rasto de destruição em seis estados, Arkansas, Illinois, Kentucky, Missouri, Mississípi e Tennessee, com registos de cerca de 30 tornados.

Numa comunicação ao país, o Presidente Joe Biden disse tratar-se de “uma das piores séries de tornados” da história do país e de “uma tragédia inimaginável”. As agências federais de resposta a catástrofes começaram a deslocar-se para as zonas mais afetadas, disse Biden, prometendo que “o Governo federal fará tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar”.

O Kentucky, na parte centro-leste do país, foi particularmente atingido por este fenómeno climático violento, que afeta sobretudo as vastas planícies americanas, com colunas negras a varrer o solo, iluminadas por relâmpagos intermitentes.

METEOROLOGIA

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

Uma Rádio Uma Região

Uma Rádio - Uma Região
91.4 FM
Uma Região

Uma Rádio

ESPAÇO ABERTO Carlos Alberto Alves

ÚLTIMAS MÚSICAS

LUIS FILIPE REIS - ALMA CIGANA
ALMA CIGANA LUIS FILIPE REIS
11:57
REBECA - PARA NAMORAR CONTIGO
PARA NAMORAR CONTIGO REBECA
11:46
 -
11:42
DANIEL - PAI MEU PAI
PAI MEU PAI DANIEL
11:38
MAIO MOÇO - SAIAS DE NISA
SAIAS DE NISA MAIO MOÇO
11:35
 -
11:30
TOKA E DANÇA - É O PORTUGUÊS
É O PORTUGUÊS TOKA E DANÇA
11:21