Sociedade

Hospital de Santarém realiza primeiras cirurgias torácicas

No dia 24 de novembro realizaram-se no Hospital Distrital de Santarém (HDS) as primeiras cirurgias torácicas. “Isto foi possível após a vinda de um cirurgião torácico para o hospital, conquista que faz parte de um projeto ambicioso, mais abrangente, a criação de uma Unidade de Pneumologia Oncológica”, refere o HDS em nota de imprensa.

Segundo o diretor do Serviço de Pneumologia do HDS, Gustavo Reis, na referida unidade multidisciplinar, que visa essencialmente a prestação de cuidados de excelência ao doente oncológico pulmonar, “a colaboração de um cirurgião torácico aporta enriquecimento à decisão terapêutica, capacidade de diagnóstico e de tratamento”. Deste modo, “além da atividade cirúrgica, a sua atividade contempla a realização de consulta externa e consultoria”.

Como tal, acrescenta o pneumologista, “outros serviços irão, de igual modo, beneficiar com a possibilidade de referenciação à consulta externa, obtenção de parecer em doentes internados e abordagem cirúrgica de patologia benigna, nomeadamente infecciosa”.

Por sua vez, Cláudia Lares dos Santos, responsável da Unidade de Pneumologia Oncológica, destaca que “a presença de um cirurgião torácico diminui o tempo de espera decorrente de referenciações sequenciais”. Por outro lado, afirma,  “parece mesmo aumentar a taxa de referenciação para cirurgia de resseção pulmonar com intuito curativo a qual, como sabemos, constitui o melhor tratamento que podemos oferecer a um doente com cancro do pulmão, quando há indicação para tal”.

João Santos Silva é o cirurgião torácico recentemente contratado pelo HDS. Em entrevista, o especialista salienta que “a cirurgia torácica pode intervir em diversas patologias e cenários, desde o doente com neoplasia pulmonar até ao doente internado por infeção respiratória ou traumatismo torácico”.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: