Mundo

Milhares de pessoas manifestam-se contra as medidas em Bruxelas

(Photo by Kenzo TRIBOUILLARD / AFP)
Demonstrators take part during a rally to protest against Belgium government's measures to curb the spread of the Covid-19 and mandatory vaccination in Brussels on december 5, 2021. (Photo by Kenzo TRIBOUILLARD / AFP)

Mais de oito mil pessoas saíram hoje à rua em Bruxelas contra as medidas aplicadas no combate à covid-19, rejeitando também a possível obrigatoriedade das vacinas e os certificados de vacinação (‘Covid Safe Ticket’, na Bélgica).

O protesto decorreu perto da Gare du Nord, de acordo com a Agência Belga, tendo início às 13 horas locais.

Há duas semanas, cerca de 35 mil pessoas juntaram-se também para se manifestar contra as restrições, culminando em violência. Desta vez, esperava-se que tudo corresse de forma pacífica, mas as autoridades estavam presentes por prevenção.

Conforme testemunharam no local jornalistas da agência AFP, a polícia acabou por ter de utilizar canhões de água e gás lacrimogéneo para dissuadir um grupo de manifestantes que arremessou latas e petardos na sua direção. Não existem relatos de feridos.

“Queremos uma abordagem democrática e não ditatorial desta crise”, disse um dos organizadores do protesto, citado pelo Brussels Times.

“As medidas impostas, como o certificado de vacinação, são contra os nossos direitos fundamentais. O vírus não está sob controlo, mas a população sim”, sublinhou.

Várias cidades na Europa têm sido palco de manifestações semelhantes nas últimas semanas, principalmente na Holanda e na Áustria, à medida que os vários governos têm apertado as restrições, devido à nova vaga da pandemia.

Na passada sexta-feira, a Bélgica anunciou o encerramento de creches e escolas primárias para férias de Natal, com uma semana de antecedência, de forma a tentar conter o avanço da pandemia, e impôs o uso de máscaras nas aulas para crianças a partir dos seis anos. As discotecas foram encerradas e a população incentivada a limitar ao máximo seus contactos e atividades no interior.

De acordo com os dados mais recentes, a Bélgica registou na última semana uma média de 17.862 novos casos diários de Covid-19, mais 6% do que na semana anterior, tendo os internamentos aumentado 4%. Mais de 3.700 pessoas estão atualmente hospitalizadas no país com a doença, das quais 821 nos cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, a Covid-19 já provocou a morte a mais de 27.000 pessoas na Bélgica.

Partihar

Uma Rádio Uma Região

Uma Rádio - Uma Região
A CARREGAR
Uma Região

Uma Rádio

ESPAÇO ABERTO Carlos Alberto Alves

ÚLTIMAS MÚSICAS

CATHY - VOU DAR Á SOLA
VOU DAR Á SOLA CATHY
11:58
CARLOS MIGUEL - EU QUERO AMAR
EU QUERO AMAR CARLOS MIGUEL
11:58
JOSÉ CID - MAIS UM DIA
MAIS UM DIA JOSÉ CID
11:58
C4 PEDRO - TUDO BEM
TUDO BEM C4 PEDRO
11:58
BOMBOCAS - MALDITO BEIJO
MALDITO BEIJO BOMBOCAS
11:58
PAULO PRAÇA - UM AMOR ALHEIO
UM AMOR ALHEIO PAULO PRAÇA
11:58
BEATRIZ COSTA - FACILITAR
FACILITAR BEATRIZ COSTA
11:58