Regional

Salvaterra de Magos: Ministro do Ambiente inaugura cinco Centros de Compostagem Comunitária

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes, inaugura os cinco Centros de Compostagem Comunitária das freguesias de Glória do Ribatejo e Granho, Pontével, Benfica do Ribatejo, Muge e Alpiarça, no próximo dia 6 de dezembro, pelas 16h30. O evento realiza-se simbolicamente no Estaleiro da Junta de Freguesia de Glória do Ribatejo e Granho.

A cerimónia contará ainda com a presença e intervenção do presidente do Conselho de Administração da Ecolezíria, Carlos Pinto Coutinho, do presidente da Junta de Freguesia de Glória do Ribatejo e Granho, João Batista Oliveira, e do presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio.

Esta visita do Ministro do Ambiente e da Ação Climática surge no âmbito de um projeto de Compostagem Comunitária levado a cabo pela Ecolezíria em parceria com as Juntas de Freguesia aderentes. Esta iniciativa, cofinanciada pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), visa incentivar a população a reaproveitar os resíduos biodegradáveis produzidos em contexto doméstico, transformando-os num produto rico em nutrientes, denominado composto, ótimo para utilizar como fertilizante natural.

Para pôr em prática esta iniciativa, a Ecolezíria instalou cinco centros de compostagem comunitária em locais públicos indicados pelas Juntas de Freguesia. Estes centros são constituídos por uma zona de receção de verdes, zona de compostores e zona de receção de resíduos orgânicos provenientes da população aderente.

Associado a esta projeto cada junta recebeu ainda um biotriturador portátil, um crivo, cinco contentores de 240 litros para armazenamento dos resíduos, cinco carrinhos de mão, entre outros utensílios e ferramentas. A responsabilidade pela gestão do espaço e do processo propriamente dito fica a cargo da Junta de Freguesia.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: