Sociedade

Treze casos da Ómicron em Portugal não são exclusivamente jogadores – DGS

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, esclareceu hoje que os 13 casos confirmados da Ómicron em Portugal não são exclusivamente em jogadores da Belenenses SAD, adiantando que também há casos no “staff”.

Em declarações à rádio TSF, Graça Freitas adiantou que, “tratando-se de uma nova variante”, vão avançar com “uma identificação mais alargada dos contactos e proceder ao seu isolamento”. Segundo a diretora-geral da Saúde, essas pessoas vão ser submetidas a um plano de testagem muito rigoroso, com o objetivo de quebrar cadeias de transmissão.

Questionada sobre o plano que está a ser feito para conter a propagação desta nova variante, explicou que autoridades de saúde fazem a vigilância epidemiológica, o isolamento dos contactos e a testagem desses contactos. “O INSA [Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge] fará o trabalho de identificar o vírus e saber se [os casos] pertencem ou não à nova variante e, portanto. estão estas duas frentes a trabalhar ativamente”, disse.

“Há um isolamento mais proativo, mais intenso e uma testagem também mais intensa dos contactos e, portanto, isso é o plano que está neste momento a ser feito e é o que nós podemos fazer”, vincou.

Graça Freitas disse posteriormente à SIC Notícias que o plano consiste na realização de três testes: “um no imediato, um ao quinto dia e outro ao décimo dia”, com vista a “quebrar as cadeias de transmissão e minimizar o impacto”.

Graça Freitas reiterou ainda o apelo às pessoas que tenham viajado da África Austral ou de países em que haja a variante que automonitorizem os seus sintomas e que entrem em contacto com o SNS 24.

 

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM