Mundo

UE terá doses suficientes para reforços e para vacinação de crianças

A Comissão Europeia anunciou hoje que o terceiro contrato celebrado com o consórcio Pfizer/BioNTech inclui doses suficientes de vacinas anti-covid para reforçar a vacinação e também para a imunização de crianças entre os 5 e os 11 anos.

“Reservámos 1,8 mil milhões de doses, o que é suficiente para reforços da vacinação e ainda para vacinar outras categorias de pessoas, como as crianças” na União Europeia (UE), disse o porta-voz do executivo comunitário para a Saúde Pública, Stefan de Keersmaecker.

O porta-voz salientou, na conferência de imprensa diária do executivo comunitário, que o terceiro contrato com o consórcio para a reserva destas doses está concluído.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomendou na quinta-feira a administração da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech a crianças dos 5 aos 11 anos, sendo a primeira na UE para esta faixa etária.

Falta ainda que a Comissão Europeia adote formalmente a recomendação do regulador para que esta vacina seja introduzida no mercado.

“O Comité dos Medicamentos para Uso Humano da EMA recomendou a concessão de uma extensão de indicação para a vacina Comirnaty (nome comercial da vacina do consórcio farmacêutico Pfizer/BioNTech) para incluir a utilização em crianças dos 5 aos 11 anos de idade”, informou o regulador europeu em comunicado.

Relembramos que a vacina já era utilizada a partir dos 12 anos.

A EMA explicou que, para as crianças dos 5 aos 11 anos de idade, a dose de Comirnaty “será inferior à utilizada em pessoas com 12 ou mais anos”, mas “tal como no grupo etário mais velho, é administrada como duas injeções nos músculos do antebraço, com três semanas de intervalo”.

Esta é a primeira vacina aprovada na UE para crianças desta faixa etária, numa altura em que se verificam aumentos de casos nestas idades e quando os Estados Unidos já a administram.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: