País

Caçadas no Campo de Tiro estão a ser investigadas pelas autoridades

Segundo a CNN Portugal estão a ser investigados eventos de caça, semiclandestinos, realizados em plena reserva militar do Campo de Tiro de Alcochete, freguesia de Samora Correia, e que está sob a tutela do Estado Maior da Força Aérea. Em causa estão alegadas suspeitas de corrupção, além de outros crimes. Diz a CNN que a investigação partiu de denúncias internas e corre termos no Ministério Público em articulação com a PJ Militar – e aponta para favorecimento, ao mais alto nível, a empresários que são convidados para caçadas, acompanhados de altas patentes militares, nomeadamente generais.

Além dos indícios de que aquela atividade ali ocorre à revelia do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, há suspeitas de contrapartidas financeiras para os responsáveis militares, uma vez que os convidados em causa gerem empresas que têm contratos públicos celebrados com as Forças Armadas.

De acordo com a estação televisiva “as caçadas com alto patrocínio militar ocorrem geralmente aos fins de semana, numa zona junto às reservas naturais dos estuários do Tejo e do Sado”. Há alegadamente um conhecimento alargado destas caçadas no universo militar, sendo distribuídas peças de caça por diferentes unidades da Força Aérea, como gesto de simpatia e de manutenção de bom ambiente, conforme foi denunciado.

Os pormenores foram considerados credíveis pela investigação do Ministério Público, a cargo do DIAP de Lisboa, que reúne indícios por crimes como corrupção ou favorecimento pessoal.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

%d bloggers like this: