País

APAV assinala hoje o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) assinala hoje, 25 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, promovendo a campanha de sensibilização “No means no” — conceito criativo de Constança Caixinha — e associando-se a diversas iniciativas.

Esta campanha tem como ponto de partida frases comuns no discurso popular, como a conhecida “entre o marido e a mulher não se mete a colher”, e pretende desconstruir estas ideias, reforçando a importância de estarmos atentos e conscientes de que cabe a cada um de nós fazer a diferença.

Em paralelo, a APAV associa-se a diversas iniciativas nomeadamente a exposição “Dar voz ao silêncio”, em Salvaterra de Magos, na Biblioteca Municipal. Esta exposição reúne um conjunto de campanhas de sensibilização marcantes, promovidas pela Associação ao longo da sua história. Esta exposição teve início a 17 de novembro e termina neste dia 25.

A APAV irá marcar presença na Marcha Pelo Fim da Violência contra as Mulheres, em Lisboa, que terá início às 17h30 no Largo do Intendente. O Observatório de Mulheres Assassinadas revelou esta semana as estatísticas preliminares de 2021, que dão conta de 23 mulheres assassinadas este ano, 13 delas em contexto de relação de intimidade; há ainda o registo de 50 tentativas de assassinato. Esta marcha visa chamar a atenção para este número e para a violência de género que continua a dominar a sociedade.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM