País

Covid-19: Incidência aumenta e índice de transmissibilidade mantém-se

Segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), a nível nacional a taxa de incidência subiu, desde quarta-feira, de 173,7 para 191,2 casos de infeção por 100 mil habitantes.

O Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus – manteve-se sem alteração desde quarta-feira em 1,17 ao nível nacional, sendo que em Portugal continental subiu para 1,18.

De acordo com o portal do Governo para a Covid-19, “a monitorização da evolução da pandemia continuará a ser feita com base nos indicadores de incidência e Rt, adaptados de acordo com a evolução da vacinação (nível de alerta é de 240, nível de risco é de 480)”.

A covid-19 provocou pelo menos 5.130.627 mortes em todo o mundo, entre mais de 255,49 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.300 pessoas e foram contabilizados 1.117.451 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

Raquel Duarte, da ARS Norte,  avança para uma proposta de medidas que têm como objetivo conter a propagação da pandemia.

Além do reforço às vacinas, a especialista aconselha a que não se frequente espaços públicos com aglomeração de pessoas, estar em espaços abertos, ter um círculo social pequeno, manter a distância, usar a máscara, sobretudo em sítios fechados e com pessoas de fora da “bolha”, assim como minimizar o contacto de pessoas com sintomas.

Partihar

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM