Mundo

Brasil liga aumento da desflorestação à pressão populacional

Aerial View of Rainforest in Brazil

O vice-presidente brasileiro, Hamilton Mourão, atribuiu hoje o aumento expressivo da desflorestação na Amazónia a uma suposta pressão populacional na região e negou que o Governo tenha atrasado intencionalmente a divulgação dos dados, segundo a notícia avançada pela Agência Lusa.

“O que acontece é o seguinte: há uma pressão para avançar, não direi da civilização, um avanço das pessoas que vivem no centro-sul do Brasil para as áreas de terras não ocupadas da Amazónia. Há essa pressão”, disse Mourão.

Hamilton Mourão, general do Exército, é presidente do Conselho Nacional da Amazónia, órgão do qual participam vários ministérios e que é responsável pela coordenação das políticas destinadas ao bioma.

Desde que Jair Bolsonaro assumiu a Presidência do Brasil, em janeiro de 2019, a desflorestação e as queimadas aumentaram drasticamente na maior floresta tropical do planeta.

Segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), órgão governamental, a Amazónia brasileira perdeu 13.235 quilómetros quadrados de cobertura vegetal entre agosto de 2020 e julho de 2021, 22% a mais em relação ao período anterior e um recorde dos últimos 15 anos.

Essa superfície devastada, segundo imagens de satélite do INPE, é maior do que a de países inteiros como Qatar, Jamaica ou Líbano.

Mourão reconheceu que os números “não são bons”, mas ao mesmo tempo pediu que seja tido em consideração o tamanho da região, já que a área desflorestada equivale a “0,23%” da Amazónia, segundo os seus cálculos.

Organizações ecologistas consideram a política ambiental de Bolsonaro um “ecocídio” devido à sua retórica em defesa da produção agropecuária e mineira na região, a sua recusa em demarcar novas reservas indígenas, enquanto órgãos de fiscalização ambiental têm sido desmantelados.

METEOROLOGIA

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

Uma Rádio Uma Região

Uma Rádio - Uma Região
A OUVIR
Uma Região

Uma Rádio

ESPAÇO ABERTO Carlos Alberto Alves

ÚLTIMAS MÚSICAS

 -
11:42
DANIEL - PAI MEU PAI
PAI MEU PAI DANIEL
11:38
MAIO MOÇO - SAIAS DE NISA
SAIAS DE NISA MAIO MOÇO
11:35
 -
11:30
TOKA E DANÇA - É O PORTUGUÊS
É O PORTUGUÊS TOKA E DANÇA
11:21
ÁGATA - MALDITO AMOR 2016
MALDITO AMOR 2016 ÁGATA
11:18
LUIS R. JOAO G - DIZ-ME TUDO MEU PAI
DIZ-ME TUDO MEU PAI LUIS R. JOAO G
11:15