Cultura Sociedade

Dia Mundial do Enoturismo assinalado em Coruche

Porque a 14 de novembro se celebra o Dia Mundial do Enoturismo, o Município de Coruche associa-se mais uma vez à Rede Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN) e à Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) para promover um programa de dois dias (13 e 14 de novembro) em celebração da cultura, do património e das tradições, mas também do enoturismo e dos produtores de vinho, que contribuem significativamente para a valorização do território e da identidade coruchenses. O programa “Percursos – Caminhos da Vinha”, que elenca a inauguração de um mural alusivo ao vinho e à cortiça, a apresentação do livro “Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal” e um passeio de BTT pelos caminhos da vinha, culmina num passeio pedestre nas vinhas da Quinta Grande. O evento insere-se na programação da quarta edição do Flutuar by Cepsa – Festival Internacional de Balonismo de Coruche, que decorre de 9 a 14 de novembro, pelo que às inevitáveis provas de vinhos soma-se o fascínio dos balões de ar quente e a animação do festival.

O programa de dois dias “Percursos – Caminhos da Vinha” inicia-se na véspera do Dia Mundial do Enoturismo, a 13 de novembro, pelas 16 horas, com a inauguração de um mural alusivo ao vinho e à cortiça no Mercado Municipal de Coruche, junto ao Posto de Turismo de Coruche. O mural resulta do trabalho desenvolvido ao longo da residência artística “Arte Urbana”, que decorre de 9 a 13 de novembro no Núcleo Rural de Coruche, integrada na Programação em Rede da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) em cooperação com a Câmara de Coruche. A atividade, dedicada ao tema “Tradições Rurais”, é dinamizada pelo artista plástico e multimédia BIGOD (pseudónimo de João Domingos). Mais tarde, às 17 horas, é apresentado o livro “Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal”, editado pela AMPV, também junto ao Posto de Turismo, onde haverá ainda lugar a uma prova de vinhos.

Já na manhã de dia 14 de novembro, às 9 horas, inicia-se, com partida do Posto de Turismo, um percurso de BTT pelos caminhos da vinha que inclui uma prova de vinhos de Coruche nas Vinhas da Erra. As inscrições estão abertas até dia 10 de novembro através do link https://www.festivalbalonismocoruche.com/btt. Mais tarde, às 10 horas, tem início um passeio pedestre pelas vinhas da Quinta Grande com visita à Adega da Quinta Grande e provas de vinhos de Coruche. A sociedade agrícola da Quinta Grande situa-se em terras de várzea e charneca do concelho de Coruche, onde, a par de uma vasta área florestal de pinhal e montado de sobro, se cultiva arroz, milho, hortícolas e vinha. O típico monte ribatejano, o vinho, o rio Sorraia, a barragem, o gado e a caça existente fazem as delícias de quem visita os 1.500 hectares da herdade. O passeio pedestre, com percurso estimado de cerca de duas horas, tem partida marcada do Posto de Turismo de Coruche em autocarro cedido pelo Município. As inscrições, abertas até dia 10 de novembro, podem ser concretizadas pelo link https://www.festivalbalonismocoruche.com/caminhada. Recomenda-se o uso de roupa e calçado adequados às condições meteorológicas. O programa está sujeito a alterações ou cancelamento, mediante recomendações da DGS.

METEOROLOGIA

NO AR
91.4 FM
COM IRIS FM

Uma Rádio Uma Região

Uma Rádio - Uma Região
NO AR
Uma Região

Uma Rádio

ESPAÇO ABERTO Carlos Alberto Alves

ÚLTIMAS MÚSICAS

LUIS FONSI E DADDY YANKEE - DESPACITO
DESPACITO LUIS FONSI E DADDY YANKEE
10:53
LUCIA PEREZ - QUE ME QUITEM LO BAILAO
QUE ME QUITEM LO BAILAO LUCIA PEREZ
10:50
NOA - NAQUELA MESA
NAQUELA MESA NOA
10:44
LINDOMAR CASTILHO - ÉBRIO DE AMOR
ÉBRIO DE AMOR LINDOMAR CASTILHO
10:35
LAURA PAUSINI - STARNI AMORI
STARNI AMORI LAURA PAUSINI
10:27
JUANES - LA CAMISA NEGRA
LA CAMISA NEGRA JUANES
10:21
JUAN LUIS GUERRA - BORBUNHAS DE AMOR
BORBUNHAS DE AMOR JUAN LUIS GUERRA
10:17